50 Mas o gado não pode ser criado em granjas industriais, então eu posso comer carne de vaca, certo
50 Mas o gado não pode ser criado em granjas industriais, então eu posso comer carne de vaca, certo? Ainda hoje em dia, a criação de gado não chegou aos extremos infligidos a outros animais - as vacas ainda pastam. Contudo, os capitães da industria da carne estão sempre considerando novas possibilidades de estenderem suas técnicas, à medida que a tradicional pequena fazenda se torna uma memória de tempos antigos e a…
50 Mas o gado não pode ser criado em granjas industriais, então eu posso comer carne de vaca, certo?
Ainda hoje em dia, a criação de gado não chegou aos extremos infligidos a outros animais - as vacas ainda pastam. Contudo, os capitães da industria da carne estão sempre considerando novas possibilidades de estenderem suas técnicas, à medida que a tradicional pequena fazenda se torna uma memória de tempos
antigos e a criação de gado se torna uma industria maior e mais complexa, competindo pelo capital tanto dos consumidores quanto dos investidores.
As praticas de criação de gado como a concentração de reses em áreas de engorda, suplementação da dieta e controle de crescimento já estão sendo implementados. Prevê-se que outras técnicas sejam introduzidas com o tempo.
No entanto, como foi discutido na questão 49, não é apenas o método de criação que é preocupante. O transporte até o abatedouro, que normalmente é uma longa jornada em condições abarrotadas sem acesso à comida e nem água, e a espera no abatedouro seguido do processo de abate são por si próprios brutais e prejudiciais a qualquer ser vivente.
E o processo de abate não é sempre limpo ou indolor (veja a questão 48).
JK
Nos desafiamos a alegação de que o gado não pode ser criado em granjas industriais; simplesmente isso não é verdade. Mesmo que fosse, tampouco justificaria matarmos e comermos vacas.
Uma visão abrangente das granjas industriais inclui as praticas que forçam adaptações (através da criação) que aumentam a "produtividade" por animal. Tais aumentos em produtividade são quase sempre às custas de maior sofrimento dos animais em questão. Essa visão abrangente certamente inclui o gado bovino, ambos criados para carne e para leite. A criação de vitelas é uma pratica de granjas industriais. David Cowles-Hamar a descreve como segue:
"Os bezerros são mantidos em isolamento em caixas de 1,5 x 0,6 m dentro das quais eles não podem nem mesmo se virar. Eles são mantidos no escuro a maior parte do tempo. As caixas não são forradas (para evitar que eles a comam a palha) e sua dieta é apenas um liquido sem ferro nem fibras para manter sua carne
anêmica e pálida. Depois de 3 a 5 meses eles são abatidos."
As fazendas de leite também são consideradas granjas industriais. Aqui vão alguns fatos importantes:
- Bezerros são tirados da mãe com 1 a 3 dias causando aflição terrível a ambos bezerro e vaca; vários dos bezerros vão para a produção de vitelas.
- Mais de 170.000 bezerros morrem a cada ano, só' nos EUA, devido a praticas deficientes de agricultura e maus tratos nos mercados.
- As vacas são ordenhadas por 10 meses e são forcadas a produzir 10 vezes o leite que um bezerro normalmente consumiria.
A freqüente inflamação das tetas, conhecida como mastite, é o resultado mais comum disso. - Vacas são alimentadas com uma dieta com alto teor de proteínas para aumentar a produção; mas mesmo isso as vezes não é o bastante e o organismo bovino é forcado a metabolizar seus tecidos, levando à acidose e a conseqüente fraqueza. Cerca de 25% das vacas são acometidas desses problemas. - Em cerca de 5 anos de idade, a vaca é dita "gasta" e exaurida, e vai para o abate. A vida normal de uma vaca seria 20 anos.
Enfim, não podemos aceitar que se não fosse possível criar gado ao estilo das granjas industriais, isso seria justificativa para matá-lo e comê-lo. David Cowles-Hamar explica da seguinte maneira:
"A idéia de que animais deveriam pagar por sua liberdade com sua vida é uma sandice moral".
DG
Veja também: 14, 48 - 49