Artigos

Uma bebida sem contra-indicação

Uma bebida sem contra-indicação Fonte: O Globo Data: 23.09.99 Pesquisas realizadas nos Estados Unidos e na Europa reabilitam os chás preto ou verde como o único alimento sem contra-indicação para pessoas saudáveis. Médicos da Universidade de Harvard descobriram que pessoas que bebem uma ou mais xícaras de chá preto diariamente têm menos risco de sofrer ataque cardíaco. O verde também está sendo reconhecido como um…

Uma bebida sem contra-indicação 
Fonte: O Globo Data: 23.09.99  

Pesquisas realizadas nos Estados Unidos e na Europa reabilitam os chás preto ou verde como o único alimento sem contra-indicação para pessoas saudáveis. Médicos da Universidade de Harvard descobriram que pessoas que bebem uma ou mais xícaras de chá preto diariamente têm menos risco de sofrer ataque cardíaco. O verde também está sendo reconhecido como um poderoso antídoto contra doenças cardiovasculares, câncer e infecções. 

Os pesquisadores acreditam que o hábito de beber chá em vez de café é um dos fatores responsáveis pelo menor índice de infarto em países do Oriente. Além disso, o chá tem cerca de metade da quantidade de cafeína do café. 

Os chás preto, verde e chinês são obtidos a partir da planta Camellia sinensis, rica em substâncias antioxidantes, chamadas polifenóis, que evitam a ação destrutiva das moléculas de radicais livres que atacam as células. E cientistas americanos garantem que as substâncias dos chás têm maior poder antioxidante que as vitaminas C e E. 

A maior parte dos estudos que apontam para os benefícios dos chás foi realizada com cobaias. Os componentes químicos desta bebida teriam a capacidade de prevenir alterações no DNA das células. Alguns pesquisadores afirmam que os antioxidantes dos chás seriam úteis principalmente contra o câncer digestivo. 

Os estudos em seres humanos ainda não são conclusivos. Mas um trabalho realizado com 59 pacientes com câncer de boca em fase inicial, em Beijing, na China, mostrou que as lesões diminuíram em pacientes que usaram cápsulas de chá verde por seis meses. 

Outro estudo realizado em Iowa, nos Estados Unidos, com mulheres na menopausa, indica que beber duas ou mais xícaras de chá diariamente diminui o risco de câncer do aparelho digestivo e urinário. 

- Os chás protegem todo o tubo digestivo. A diferença entre o preto e o verde são as subespécies e o período da colheita. Há inúmeras variedades e não dá para garantir qual é o melhor para a saúde. Eles têm menos cafeína que o café, mas algumas pessoas são sensíveis a essa substância e devem beber chá com moderação - diz o médico e fitoterapeuta Alex Botsaris. 

Os benefícios de cada tipo de chá 
Fonte: O Globo Data: 23.09.99 

PRETO: O chá preto (principalmente o toucha) é quase tão eficiente na redução dos níveis de colesterol no sangue quanto remédios ocidentais. Isto foi comprovado em pesquisas da Universidade de Kunming, na China, realizadas com pacientes hipertensos e com problemas coronarianos. 

VERDE: Segundo o médico Flávio Rotman, autor de "Coronárias sem infarto" (Editora Record), o chá verde diminui o colesterol, fortalece o coração, é antigripal, previne o derrame e a formação de pedras na vesícula e nos rins, além de normalizar a função da tireóide e regenerar a pele. 

VITAMINAS: Além de polifenóis, os chás tradicionais, principalmente o preto, contêm betacaroteno, tiamina (vitamina B1), riboflavina (B2), vitamina C, vitamina B6 (essencial para o metabolismo de proteínas) e ácido fólico, importante para a divisão celular. Os chás são ricos ainda em magnésio e potássio. O primeiro é importante para os ossos. Já o potássio é vital para os batimentos cardíacos, os músculos e os nervos. 

TANINOS: O tanino do chá verde protege a parede do intestino e ataca bactérias nocivas. O chá verde contém ainda uma substância que inibe uma enzima habitualmente associada ao desenvolvimento de câncer de intestino, esôfago, pulmão e pele. 

ASMA: Uma das substâncias do chá verde é a teofilina. Segundo Rotman, ela ajuda a dilatar os brônquios, melhorando a respiração dos asmáticos. 

CÁRIE: Uma xícara de chá por dia diminui o risco de cárie. A proteção é maior quando se fazem bochechos com a bebida. 

CAFEÍNA: Para diminuir a quantidade de cafeína do chá, derrame água fervendo nas folhas e deixe por 30 segundos, antes de preparar a bebida. 

Autoria preservada do acervo

SitioVeg