Mc Dia Feliz ou McCâncer Infeliz?
Todos os anos a gente se depara com a campanha do Mc Donald´s intitulada Mc Dia Feliz, onde a pessoa contribui com instituições que tratam e curam o câncer comprando e, claro, comendo um Big Mac.Será que as pessoas sabem como o consumo de carne pode estar relacionado ao aumento do câncer na população? É uma controvérsia ver a venda de algo que causa o câncer contribuir para combater o mesmo. Será que alguma empresa…
Todos os anos a gente se depara com a campanha do Mc Donald´s intitulada Mc Dia Feliz, onde a pessoa contribui com instituições que tratam e curam o câncer comprando e, claro, comendo um Big Mac.
Será que as pessoas sabem como o consumo de carne pode estar relacionado ao aumento do câncer na população?
Causas do Câncer
Estudos sugerem que o consumo prolongado de carnes pode estar associado a uma maior incidência de câncer colorretal.
Estudo publicado na revista do Instituto Internacional do Câncer demonstra que o consumo de carne vermelha pode causar câncer no intestino. O desenvolvimento da doença pelo consumo de carne vermelha foi feito pelo Centro de Investigação Prospectiva sobre o Câncer e a Nutrição da Europa (Epic, em inglês), segundo matéria publicada na Folha On Line.
Segundo Sheila Bingham, uma das autoras do estudo, este foi o maior estudo do gênero na Europa, já que foram observados os hábitos alimentares de mais de 500 mil pessoas no continente por dez anos.
Ainda no mesmo estudo, descreve-se que quem come mais de 2 porções de 80 gramas / carne/ dia tem 35% mais chance de desenvolver a doença do que os que comem uma porção ou menos por semana.Carne vermelha dobra risco de câncer de mama, diz estudo
Um novo estudo divulgado por cientistas americanos indica que consumir carne vermelha pode quase dobrar o risco de câncer de mama em mulheres que ainda não chegaram à menopausa.
Um estudo publicado no jornal médico Cancer Research e realizado pela Open University britânica concluiu que uma dieta rica em carne vermelha tem mais chances de causar câncer. Isto ocorre porque este alimento danificaria o DNA (CARNE, 2006).
Pessoas que comem carne vermelha regularmente apresentaram um dano maior nas suas células retiradas para o estudo. A causa, segundo a equipe acredita, é a presença de substâncias chamadas composto n-nitroso que são formadas no intestino grosso e que combinariam com o DNA modificando-o. As chances de aparecer um câncer acontece quando o código genético tende a sofrer mutações maléficas.6. Câncer de próstata
a.)Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer – Ministério da Saúde) existem evidências de que uma dieta pobre em gordura animal pode diminuir o risco de câncer de próstata como também diminui o risco de outras doenças crônicas não transmissíveis. Este tipo de câncer é a segunda causa de óbitos por câncer em homens.b.) Estudo associa gene da carne vermelha ao câncer de próstata
http://www1.folha.uol.com.br/folha/reuters/ult112u14647.shtml