Artigos

Mais uma baixa no cardápio

29 de março de 200Estudos científicos apontam o leite como o mais novo vilão, acusado de estimular o desenvolvimento de doençasSeja por motivos de saúde ou simplesmente por razões estéticas, buscar uma solução mágica para o excesso de peso converteu-se num desejo universal do século 21. Nessa procura proliferam, além das dietas mágicas, as que restringem algum tipo de nutriente. E, nesse caso, as opções são variadas.…

29 de março de 200

Estudos científicos apontam o leite como o mais novo vilão, acusado de estimular o desenvolvimento de doenças

Seja por motivos de saúde ou simplesmente por razões estéticas, buscar uma solução mágica para o excesso de peso converteu-se num desejo universal do século 21. Nessa procura proliferam, além das dietas mágicas, as que restringem algum tipo de nutriente. E, nesse caso, as opções são variadas. Há aquelas sem carboidratos, como a do Dr. Atkins ou South Beach; a do tipo sanguíneo, as ricas em proteínas e outras. A dieta da moda, atualmente, é a que elimina o leite do cardápio.

Abolir o consumo de leite surgiu com a onda vegetariana, de uma alimentação mais natural. Modismos à parte, de um lado estão os reumatologistas, para quem o baixo consumo de laticínios favorece a falta de cálcio no organismo. Do outro, um grupo de especialistas em nutrição que condena o potencial alergênico desses alimentos – acusados de estimular o desenvolvimento de várias doenças. A nutricionista Daniela Jobst defende que o consumo de leite e de seus derivados está relacionado à constipação intestinal crônica.

– Fiz um estudo sobre essa relação com 180 pacientes. No momento em que eles cortaram esse ingrediente da dieta, houve uma melhora de 40% nos casos de constipação – relata. – Quando se fala em alergias desencadeadas pelo leite, as pessoas pensam apenas na intolerância à lactose, que é imediata, mas desconhecem as alergias tardias, representadas por estufamento abdominal, gases e obesidade.

Na avaliação de Daniela, a dieta humana precisa só do leite materno, pelo menos até os seis meses de idade. Esse também é o mote da campanha Desaleitamento Adulto, promovida pela ONG Instituto Nina Rosa. No panfleto usado para divulgar o trabalho da instituição, uma vaquinha indignada, desenhada pela cartunista Magô Pool, questiona: “Se sua mãe, que te ama tanto, não te dá leite, por que eu, que não tenho nada a ver com isso, tenho que dar?”.

Autoria preservada do acervo

SitioVeg