Vegetarianos sofrem menos de síndrome metabólica

Uma dieta vegetariana (quando equilibrada) pode trazer muitos benefícios para a saúde. Um novo estudo desenvolvido na Loma Linda University (EUA) mostra que uma das vantagens de não comer carne é que a pessoa corre menos riscos de desenvolver síndrome metabólica.

A síndrome metabólica é o nome dado a um conjunto de factores que oferecem riscos para a saúde. A pessoa sofre dessa condição quando tem pelos menos três desses factores, que incluem, dentre outros, hipertensão, grande perímetro abdominal, níveis elevados de triglicéridos e níveis baixos de colesterol HDL.

Para o estudo os cientistas examinaram mais de 700 adultos, sendo que 35% deles eram vegetarianos. Houve uma diferença de idade entre os participantes. Os vegetarianos eram em média três anos mais velhos do que os indivíduos que comiam carne. Mas os exames mostraram que apesar de serem mais velhos, os vegetarianos eram mais saudáveis, com baixos níveis de triglicérides, glucose, pressão sanguínea e índice de massa corporal.

Para evitar o desenvolvimento da síndrome metabólica, a prática de exercícios físicos e uma alimentação correcta são essenciais. Essa condição aumenta as probabilidades de o indivíduo desenvolver diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, e a prevenção é a melhor forma de lidar com a doença. 

Fonte: DG

 

 

 

Please follow and like us: