Vegetarianos famosos na Grã-Bretanha contam tudo sobre suas festas sem carne

A campanha Natal Sem Carne da Sociedade Vegetariana teve um grande incentivo ao receber moções de apoio de vegetarianos famosos. A campanha visa a encorajar o Reino Unido a tornar-se veg e ter um Natal compassivo e favorável aos perus. A época de festas é um período de extremo sofrimento para milhões de perus criados de forma intensiva para a mesa de Natal. A grande maioria dos perus do Reino Unido são criados em fazendas-empresas, em condições de superpopulação que restringem seus os movimentos e lhes negam a liberdade mais básica.

Sir Paul McCartney, Mark Owen, The Levellers, Chumbawamba, Kula Shaker, Tony Benn (membro do Parlamento), Michaela Strachan e Fiona Philips, da TV, Uri Geller e Mark Riley (Lard), da Radio 1, são vegetarianos, deram seu apoio à campanha e declararam à Sociedade Vegetariana o que significa para eles um Natal sem carne.

"Pode parecer um pouco estranho para alguns mas no futuro o Natal vegetariano será considerado normal. Vai se tornar uma nova tradição. Muitas pessoas estão mudando seus hábitos alimentares por compaixão e outras por causa da saúde. Com tantas "carnes" vegetarianas no mercado hoje em dia, não há necessidade de comer peru. Pode-se comer coisas com a mesma aparência no prato sem matar animais. Hoje isso é mais fácil do que nunca, em grande parte graças a Linda." 

Sir Paul McCartney, patrono da Sociedade Vegetariana.

"Venho fazendo ceias vegetarianas de Natal há anos e estou ansioso por outro período de festas este ano com o prazer de saber que poupei a mais um peru os horrores da fazenda-empresa. A comida vegetariana é deliciosa e você não cai duro dormindo depois da ceia de Natal quando não há peru!" 

Tony Benn (membro do Parlamento).

"Na ceia de Natal adoro legumes e todos os acompanhamentos, recheio vegetariano, molho vegetariano, nabos, brotos, cenouras, batatas, isso me basta. Não é preciso substituir o peru. É tão raro, na minha vida ocupada, encontrar tempo para preparar um assado de verdade para o jantar. A ceia vegetariana é uma delícia. Eu recomendo." 

Fiona Philips (GMTV)

"Um dos meus pratos prediletos é o assado de lentilha. Parece tão saudável! Adoro macarrão, mas no Natal acho que teremos um delicioso assado de nozes. Ano passado a mãe da minha namorada fez para nós um pão de nozes fantástico. Nunca fui um grande apreciador de carne, por isso é fácil. Adoro o Natal vegetariano. Acho que isso vem dos dias em que todo Natal minha mãe fazia bolinhos de fiambrada e comíamos isso durante uma semana. Isso bastou para me afastar da carne para sempre." 

Mark Owen

"No ano passado minha mãe e seu companheiro passaram o Natal conosco pela primeira vez. Acho que eles adiaram tanto porque não queriam perder o tradicional peru de Natal. Fiz um esforço enorme para preparar comida bem variada e eles ficaram mesmo impressionados. Tínhamos assado de nozes, nabo japonês assado, batatas, brotos de alecrim, batata-doce caramelizada, creme de cenouras e purê de rutabaga, farofa de castanha e, claro, molho
vegetariano. Diga-me que isso é menos interessante que carne e eu comerei meu chapéu vegetariano!" 

Michaela Strachan

"Para muitos carnívoros, a imagem do Natal vegetariano é uma cena escura de Dickens, com panacas magros, pálidos e politicamente corretos tocando "We Shall be Released" num violão reciclado e asando castanhas murchas e orgânicas na fogueira! Bem, meu Natal costuma ser uma reunião alegre cheia de papel de presente e lutas para retirar o Ken e a Barbie "sabotadores da caça" da embalagem kryptoniana, seguida de uma tarde sem abuso alcoólico em que fico cercado de pratos tradicionais de véspera de Natal com tudo o que
se pode desejar… menos a carne! Coma, beba… Seja vegetariano! Natal sem Banha do Lard – 

Mark Riley, Radio 1

"Dou todo o meu apoio à campanha do Natal vegetariano. Estou pensando em fazer os pastéis de cogumelo do "Guia de Sobrevivência Natalina" da Sociedade Vegetariana, provavelmente seguidos de um delicioso bolo de Natal vegan." 

Lou Watts – Chumbawamba

"Neste Natal teremos batata doce, arroz frito no azeite, tofu batido com pimentões verdes e vermelhos, cebola e alho, e também hummus, pão fresco, grandes saladas e sete tipos diferentes de azeitonas do mundo todo. E também uma terrina de feijão e, claro, berinjela recheada. Dou todo o meio apoio à campanha de um Natal vegetariano." 

Uri Geller

"Na ceia de natal, nada ganha do clássico assado de nozes com todos os acompanhamentos – com muito molho vegetariano, é claro! Boa sorte na Campanha do Natal Vegetariano."

Jeremy Cunningham – The Levellers

 "Espero que sua campanha de Natal seja bem sucedida. No último Natal servimos uma seleção dos últimos vídeos mais vendidos de Hollywood cobertos de molho e enfeitados com vários acompanhamentos. As únicas criaturas que merecem ser comidas no Natal são os programadores de televisão. Tenham um Feliz Natal e um Ano Novo de paz." O mundo surreal de Crispian Mills – 

Kula Shaker

"O Natal é a época perfeita para começar a pensar no impacto da sua comida sobre a vida dos animais e o meio ambiente. Aproveite ainda mais o Natal com uma refeição sem crueldade, saudável e estimulante. Faça valer seus votos de Boas Festas e pense também nos animais." 

Chris Dessent, diretor de Relações Públicas, The Vegetarian Society.

Envie o seu depoimento! sitioveg

Please follow and like us: