Vegetarianismo em alta

O vegetarianismo está ganhando cada vez mais adeptos no mundo. A maioria deles é motivada pelo fim da crueldade com os animais, outros baniram a carne do cardápio simplesmente por não gostarem de seu sabor. Mas você sabe diferenciar os tipos de vegetarianos?

O gênero mais comum do vegetarianismo é aquele que exclui de sua alimentação todo tipo de carne branca e vermelha. Já o vegetariano estrito, além de não comer carne, também não ingere nenhum tipo de alimento de origem animal, assim como mel, ovos, leite e laticínios. Apesar do nome complicado, os ovolactovegetarianos comem produtos de origem vegetal, leite e derivados, e claro, nenhum tipo de carne. Os lactovegetarianos comem produtos de origem animal, mas nada de ovos, nem carne. Essa é a dieta adotada por milhões de indianos.

Há também aqueles que seguem o crudivorismo, dieta para quem prefere os alimentos crus. Os crudívoros acreditam que os alimentos perdem as suas propriedades benéficas quando são preparados ao fogo. Alimentos desidratados ou preparados de forma a não perderem seus nutrientes também fazem parte da alimentação dessa galera. Mais radicais ainda são os frugívoros, que comem apenas frutas. Se você está pensando em como esse pessoal consegue parar em pé, não se assuste. Lembre-se que, pelo conceito botânico, alimentos como tomate, nozes, pepino e outros grãos também podem ser considerados como frutas.

Os benefícios da dieta vegetariana são muitos. Além de ser pobre em gordura saturada, colesterol e contaminações, essa dieta ajuda a diminuir o risco de doenças como a osteoporose, problemas cardíacos e até câncer. Mas, antes de se tornar vegetariano, o ideal é receber a orientação de um nutricionista, pois é preciso ficar atento ao que se ingere para ter a quantidade ideal de nutrientes diários, principalmente para compensar a falta das proteínas que vêm da carne. Se decidir pelo vegetarianismo, saiba que você também pode encontrar proteína em alimentos como ovos, cogumelos, feijão, soja, grão de bico e lentilha.

Fonte: Rádiocaçula

 

Please follow and like us: