Um Natal de Verdade

No próximo dia 25 de dezembro, cerca de 2 bilhões de pessoas de todo o planeta vão comemorar o Natal. Para todos aqueles que acreditam que Jesus foi o Messias que veio à Terra para redimir a humanidade, essa é a celebração mais importante do ano. Deveria, portanto, ser um momento de reflexão, de exaltação da vida, de conexão com a misericórdia e o amor – a própria palavra NATAL remete a nascimento, e não deveria combinar com morte! Infelizmente, não é isso o que ocorre. Nas mesas enfeitadas com flores, porcelanas e belos candelabros, o protagonista é sempre um animal morto – ou vários.

São bois, porcos, peixes, cabritos, cordeiros, frangos e, principalmente, perus, além das aves geneticamente modificadas, como os chésteres. Restaurantes oferecem ceias especiais, com ingredientes como vitela e foie-gras – alimentos cuja produção requer a mais sórdida crueldade. Assim, a maior festa da Cristandade se converte em um espetáculo lamentável de morte e desrespeito à vida, num dia em que os sentimentos cristãos, como o amor, a compaixão, o respeito e a solidariedade, deveriam estar em primeiro plano.

Mas não precisa ser assim. E VOCÊ pode começar a fazer a diferença! Em vez de servir perus, pernis, lombos ou qualquer outro produto de origem animal, receba sua família e seus amigos com pratos vegetarianos deliciosos, cem por cento livres de crueldade. Isso é possível! Veja as receitas abaixo e surpreenda-se com as infinitas possibilidades de um Natal sem morte. Assim, você terá um verdadeiro Feliz Natal, com a consciência leve e o coração tranqüilo!

Boas Festas, e bom apetite!

PS: Se você gostou da nossa mensagem, por favor, encaminhe-a aos seus amigos!

ENTRADA: SALADA ARCO-ÍRIS

Ingredientes:
Folhas de alface de vários tipos (americana, crespa, mimosa)
cenoura ralada
repolho roxo
brócolis
azeitonas
tomate cereja
brotos (alfafa ou trevo)
salsinha e cebolinha
tempero: sal, limão e óleo de oliva

Preparo:
Circunde a bandeja com as folhas de alface. No meio, coloque cenoura ralada, repolho roxo, brócolis, azeitonas, tomate cereja e brotos. Salpique salsinha e cebolinha sobre a salada. Regue com a sugestão de tempero, ou deixe para os convidados regarem ao se servirem.

PRATO PRINCIPAL (sugestão 1): LASANHA DE TOFU E ESPINAFRE (*)

Ingredientes:
½ pacote de massa para lasanha
500 g de tofu amassado com um garfo
500 g de espinafre
2 colheres de sopa de suco de limão
2 dentes de alho
4 xícaras de molho de tomate
sal, pimenta e manjericão a gosto

Preparo:
Prepare a massa da lasanha como indicado na embalagem. No copo do liquidificador, bata todo o espinafre lavado até ele ficar bem moído e reserve. Ainda no liquidificador, bata todo o tofu com o suco de limão, o alho e os demais temperos, até formar um creme grosso e homogêneo. Numa forma refratária, disponha uma camada de molho de tomate, uma fatia de massa para lasanha, uma camada de creme de tofu e uma de espinafre. Vá alternando as camadas até acabar os ingredientes. Leve ao fogo médio por 30 minutos. Sirva bem quente.

PRATO PRINCIPAL (sugestão 2): TOFU DE NATAL

     

Ingredientes:
A) 2 kg de tofu bem firme (alimento à base de soja, encontrado em lojas de produtos naturais ou orientais, ou grandes supermercados) 

B) 2 colheres de sopa de óleo de gergelim ou azeite
1 cebola roxa grande em fatias finas 160 g de alho-poró
70 g de cogumelos picados
2 dentes de alho amassados
2 g de alecrim seco
350 g de uma mistura de salsinha, cebolinha, coentro, ervas de provence ou quaisquer outras ervas à sua escolha 1 colher de chá de açafrão

C) 1/2 xícara de óleo de gergelim ou azeite
30 g de missô (encontrada normalmente onde se encontra tofu)
75 ml de suco de laranja
1 g de raspas de casca de laranja
3 ramos de alecrim fresco

D) semente de gergelim e uvas passas

Preparo:
Forre um coador grande com um pano de prato fino. Apóie o coador sobre uma tigela. Espalhe o tofu sobre a peneira. Cubra com outro pano de prato. Coloque um peso sobre o tofu. Deixe na geladeira por 3 horas.
Em uma frigideira, coloque o óleo ou o azeite, a cebola, o alho-poró, os cogumelos e leve ao fogo. Mexa bem, deixe amolecer um pouco e acrescente os demais ingredientes do parágrafo B. Cozinhe por 5 minutos e tire do fogo.
Pré-aqueça o forno a 200 graus Celsius. Unte uma forma refratária. Em uma vasilha pequena, misture os ingredientes do parágrafo C. Retire o tofu da geladeira; retire o peso. Coloque 3/4 do tofu na forma em formato bem escavado. Pincele com os ingredientes da vasilha pequena. Acrescente todos os ingredientes da frigideira. Cubra com o tofu remanescente. Salpique gergelim. Leve ao forno por 15 minutos. Cubra com uvas passas, decore a gosto e sirva.

SOBREMESA 1: BOLO DE NOZES (*)

Ingredientes:
1 e ½ xícara de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de café de bicarbonato em pó
½ xícara de açúcar cristal
1 xícara de água ou leite de soja
1 colher de sopa de cacau
½ xícara de óleo vegetal
½ xícara de nozes moídas (pode ser uma mistura de nozes, avelãs, amêndoas, etc.)

Preparo:
Peneire todos os ingredientes em pó numa tigela. Misture e, nela mesma, junte os ingredientes líquidos, deixando a água por último. Misture tudo muito bem com uma colher de pau, até obter uma massa consistente e lisa. Coloque numa forma média e untada. Leve ao forno pré-aquecido e asse, em fogo baixo, por mais ou menos 30 minutos, ou até que o centro do bolo esteja seco. Decore com nozes inteiras.

SOBREMESA 2: SALADA DE FRUTAS TROPICAL

Use frutas da época, como manga, abacaxi, laranja, uva e maçã, e decore a gosto. Caso queira um creme para acompanhar, bata manga com hortelã no liquidificador e regue a salada.

SOBREMESA 3: MOUSSE DE VERÃO

Ingredientes:
2 mangas grandes e maduras (de preferência, palmer ou haden, que têm poucos fiapos)
100 ml de leite de coco

Preparo:

Bata as mangas com o leite de coco no liquidificador e leve para
gelar.

SOBREMESA 4: BOLINHOS DE FRUTAS SECAS

Ingredientes:
250 g de fruta seca moída (mistura de ameixas, uvas passas, figos, etc.)
2 xícaras de chá de coco ralado
1 xícara de chá de leite de soja
1 colher de sopa de farinha de trigo, bem cheia
½ xícara de chá de amêndoas moídas

Preparo:
Dissolva a farinha no leite e leve ao fogo brando. Mexa até obter um creme espesso. Deixe esfriar. Triture as frutas numa centrífuga ou no multiprocessador e junte ao creme. Depois de misturar bem, adicione o coco ralado. Misture tudo. Com as mãos, forme bolinhas e passe-as pela amêndoa picada. Coloque bolinha por bolinha em forminhas de papel e leve à geladeira.

(*) Curcelli, Ana Maria. Cozinhando Sem Crueldade – mais de 400 receitas simples, informações e dicas de alimentação vegetariana. 

Please follow and like us: