Thelema no Brasil

Thelema no Brasil


A história de Thelema no Brasil começa em 1933 e.v., com o estabelecimento do ramo brasileiro Fraternitas Rosacruciana Antiqua, de Arnold Krumm-Heller. Por esta época, eram comuns na FRA o estudo dos ensinamentos de Mestre Therion, ou seja, Aleister Crowley. Posteriormente, esta fraternidade afastou-se da filosofia de Thelema mas mantém sua importância histórica como primeiro marco da presença telêmica em terras brasileiras.

Outro ponto importante na história de Thelema no Brasil é a presença de Ida Hoffmann e sua colônia naturista/humanista, o "Monte Sol", na região de Palmital (Sta. Catarina), em 1920 e.v.. Embora seja inegável a influência dos ideais telêmicos e da ligação de I. Hoffmann com personagens ilustres da O.T.O., tais como Theodore Reuss, não se pode dizer que havia uma divulgação ou uma aplicação específica de Thelema. Assim, não se pode considerar historicamente seguro afirmas a precedência do Monte Sol sobre a FRA em termos da chegada de Thelema no Brasil. Outro ponto controverso é o de que I. Hoffmann teria sido uma iniciada da O.T.O. e que teria fundado no Monte Sol um Corpo Local da Ordem. Porém não existem documentos fidedignos que comprovem estas teorias, de modo que as mesmas podem ser descartadas.

A Astrum Argentum e Outros Grupos

De forma historicamente comprovada, a Astrum Argentum esteve presente no Brasil na figura de Marcelo Ramos Motta. Este, após a morte de seu instrutor nesta Ordem, Karl Germer, tentou tomar o controle da O.T.O. e dos direitos autorais das obras de Aleister Crowley. Em duas ações judiciais, nos EUA, porém suas tentativas foram frustradas e, retornando ao Brasil, Motta funda a Society Ordo Templi Orientis, grupo que liderou durante muitos anos. Outro nome importante desta época é Euclydes Lacerda, o qual também liderou a Sociedade Novo Aeon.

A O.T.O. no Brasil

No Brasil, a Ordo Templi Orientis, foi estabelecida em 14 de dezembro do ano de 1995 e.v., quando ocorreram as primeiras Iniciações realizadas pelos Frateres da Grande Loja Americana, L.M.D., G.A. e K.C..

O primeiro Corpo Local da O.T.O. no Brasil foi o Acampamento Sol no Sul, fundado em 6 de maio de 1996 e.v., na cidade do Rio de Janeiro, tendo nos cargos oficiais de Mestre, Frater Iskurus Australis, de Secretário, Frater Sorath e de Tesoureira, Soror Shaitara. No dia 7 de novembro de 1998 e.v., Frater Iskurus A. passa a maestria do já então Oásis Sol no Sul para Soror Shaitara . Em 17 de março de 1999 e.v., Soror Shiatara é nomeada pelo O.H.O.3 da Ordem, Frater Hymenaeus Beta, sua Representante no país, passando Soror Shaitara a acumular as funções de Mestre de Oásis e líder da O.T.O. no Brasil. Em maio de 2000 e.v., Soror Shaitara dá por encerrados os trabalhos do Oásis Sol no Sul e funda em seu lugar o Oásis Quetzalcoatl cujo trabalho vem se desenvolvendo até os dias de hoje na cidade do Rio de Janeiro.

Outro importante Corpo Local da O.T.O. no Brasil foi o Acampamento Laylah, fundado em 5 de abril de 1999 e.v. na cidade de São Paulo sob os auspícios da Mestra Soror Binah, que transmitiu o cargo a Soror Kali em 20 de junho de 2001 e.v.. Soror Kali regeu honrosamente a maestria do Acampamento Laylah até a data de 4 de maio de 2003 e.v., quando transmitiu o cargo para Frater Loki, o atual Mestre do Acampamento. Frater Loki dirigiu o Acampamento até a dissolussão do mesmo, em janeiro de 2004 e.v.

Atualmente, portanto, a O.T.O. conta com um Corpo Locai oficial no Brasil, o Oásis Quetzalcoatl no Rio de Janeiro. Fora isso mantemos alguns Grupos de Estudo sancionados, pelo os membros de uma cidade podem se encontrar para troca de informações e instruções, bem como Círculos de Estudo, abertos a membros e não-membros. Na cidade de São Paulo temos o Grupo de Estudos Au Concur Ikebana e no Rio de Janeiro opera a base do Círculo de Estudos de Zos Kia.

A Ecclesia Gnostica Catholicae no Brasil

Os primeiros Batismos e Confirmações da E.G.C. no Brasil ocorreram no Rio de Janeiro, em 17 de Dezembro de 1995 e.v., sendo realizados pelo Bispo L.M.D. com auxílio dos Sacerdotes Fra. Sharash e Fra. Saladim.

Em 9 de novembro de 1997 e.v. foi realizada no Rio de Janeiro a nossa primeira Missa Gnóstica em terras Brasileiras, tendo como corpo oficiante o Bispo Tau Orpheus, a Sacerdotisa Loa, ambos membros da O.T.O. na Alemanha, o Diácono Fra. Iskurus Australis e as Crianças Sor. Shaitara e Fra. Sorath. Nesta mesma data foram consagrados os primeiros Diáconos da E.G.C. no Brasil e foi obtida autorização para a realização de Missas Gnósticas pelo corpo de iniciados Brasileiros sob a tutela do Bispo Tau Orpheus.

Em 10 de outubro de 1998 e.v. o corpo de Iniciados Brasileiros realizou sua primeira Missa interna, cujos oficiantes foram, Sacerdote Fra. Sorath, Sacerdotisa Sor. Shaitara, Diácono Fra. Galahad, Crianças, Sor. Adriana e Fra. R.. Em dezembro de 1998 e.v. realiza-se a primeira Missa da E.G.C. no Brasil aberta para convidados, a qual foi prestigiada por 40 pessoas, dentre eles Fra. Saladim, que logo após a Missa, realizou batismos e confirmações de Membros Iniciados brasileiros. Desde então a O.T.O. vem realizando regularmente a Missa Gnóstica em nosso país. A Ecclesia Gnostica Chatolicae encontra-se à disposição dos Iniciados, homens e mulheres, que desejarem seguir carreira sacerdotal, oferecendo, batismos, confirmações e ascensão até o grau de Bispos.

Please follow and like us: