Soja: boa para prevenir o câncer?

Durante a festa, um senhor vem comprar o livro sobre soja de Wervel. Ele está curioso para saber se contém algo sobre os benefícios da soja contra o câncer.

Respondo que não me atrevi a trilhar este caminho, pois recebo muitas informações contraditórias sobre o tema. A soja seria benéfica contra o câncer de próstata nos homens e é interessante na menopausa das mulheres, mas também há notícias de que a soja poderia desencadear câncer em mulheres com predisposição. Enquanto isso, as indústrias ganham rios de dinheiro com bebidas à base de soja, doces à base de soja e outros alimentos à base de soja.

Deixo para outros a tarefa de pesquisar os efeitos benéficos da soja. O livro sobre soja discute, em primeiro lugar, o escândalo de que – no planeta – mais de 70% de todos os grãos de soja e 90% do farelo de soja vão parar nos cochos dos animais. Nós precisamos de exatos 45 capítulos para tocar superficialmente as várias conseqüências econômicas, sociais, ecológicas e culturais desta ‘febre da soja’.

[foto 2]

Soja na mesa de Wervel

 

A tarefa de Wervel é outra, embora a saúde e a preocupação do consumidor representem, muitas vezes, a porta de entrada para apresentar a situação global da agricultura e da alimentação de maneira mais ampla. Nós queremos, sim, tratar da soja para consumo humano – sou seja, ‘soja diferente’ –, mas também discutir a uniformidade e a dominância da soja no mercado mundial. Queremos encontrar as muitas alternativas disponíveis para substituir a soja.

 

A dependência de soja na criação de animais ocorreu muito rapidamente. O caminho de volta é cheio de solavancos. Não para as aves e suínos, mas para o agricultor e a agricultora.

 

Schilde, 17 de setembro de 2005.

 

(1)   Kruisende schepen in de nacht. Soja over de oceaan. Heeswijk-Dabar/Bruxelas-Wervel, 2005. Tradução em português: Navios que se cruzam na calada da noite. Soja sobre o oceano. Curitiba: Editora Gráfica Popular/Cefuria, 2006.

Please follow and like us: