Risoto vegetariano

Da Redação

Receita rende 20 porções / Foto: Cintia Bronze

Para realizar um cardápio nutritivo que atenda a todos os gostos no almoço do próximo feriado, o culinarista Ricardo Fioravanti (do blog Bambu Chuveroso, parceiro do Repórter Diário) deu algumas dicas para o almoço da páscoa. Entre as opções para complementar o tradicional bacalhau está o risoto de arroz integral.

Risoto de arroz integral

Ingredientes
• 4 xícaras de arroz cozido
• 4 colheres de sopa de cebola bem picada
• 2 xícaras de tomates picados
• 2 xícaras de champignon fatiado
• I xícara de ervilhas
• Um punhado pequeno de cheiro verde picado

Modo de preparar
Refogar a cebola no azeite até ficar bem dourada. Juntas as ervilhas e o tomate picadinho. Deixar borbulhar e juntar o cogumelo. Corrigir o sal desta mistura. Juntar o arroz e mexer com cuidado, mas agregando muito bem toda mistura. Apagar o fogo. Tampar a panela e deixar 5 minutos descansando.

Transferir para uma travessa e polvilhar cheiro verde para decorar.

Dica

2 colheres de sopa da maionese e soja adicionadas no final da preparação, antes do descanso, vão dar uma cremosidade impressionante e saborosa no seu prato!

Tempo de Preparo: de 30 a 40 min.
Rendimento: 20 porções

Entenda os tipos de vegetarianismo
Dentro do vegetarianismo existem algumas vertentes, dos mais radicais aos que apenas não consomem carne.

Vegans ou vegetarianismo estrito:Evitam o consumo de todos os produtos animais incluindo ovos, leite e queijo.

Ovo-lacto-vegetarianismo: Proíbe a ingestão de todas as carnes, porém ovos, e leite podem ser consumidos.

Lacto-vegetarianismo: O consumo de todas as carnes são proibidos, porém derivados do leite, como queijo, manteiga e iogurte podem ser ingeridos.

Ovo-vegetarianismo: Não consome qualquer tipo de carne, mas permite comer ovos.

Pesco-vegetarianismo: Carnes são proibidas, mas é permitida a ingestão de peixe e frutos do mar.

Curso
Com o objetivo de esclarecer melhor os benefícios da alimentação saudável o culinarista, Ricardo Fioravanti, que divulga receitas e notas sobre seu trabalho no blog “Bambu Chuveroso”, está realizando ao longo do mês de abril e maio aulas sobre culinária vegetariana. Os encontros ocorrem na loja Nivalmix, na Av. Portugal, em Santo André, às 19h30.

Para participar das aulas os interessados devem se inscrever na loja antecipadamente. Como os cursos não estão interligados não é preciso que o aluno tenha assistido a todos os encontros. A inscrição custa R$ 40,00, porém R$ 20,00 são revertidos em compras na loja.

Entre os futuros temas abordados durante o curso estão, “leites e cereais”, “doces sem leite, sem ovos e sem açúcar”, “pizzas saudáveis”, “sopas” e “conservas”.

Fonte: RD

Please follow and like us: