Quais os limites para os aditivos – Alê Shimizu

Se por um lado os aditivos são bons para conservar, dar gosto etc, eles possuem seu lado ruim que muitas vezes deixamos de lado.

Se observarmos a legislação, veremos que há falhas. Analisaremos em especial o artigo 8º, que apresenta Os parágrafos mais polêmicos:

"É vetado o uso de aditivos quando:

§ 1º Houver evidencia ou suspeita de que o mesmo possui toxicidade atual ou potencial.

§ 2º Interferir sensível e desfavoravelmente no valor nutritivo dos alimentos.

§ 3º Introduzir o consumo a um erro, engano ou confusão.
 

ADITIVO Problema causado
Fosfolipídeos Colesterol e arteriosclerose
Aromatizantes Alergias, crescimento retardado e câncer
Sacarina Câncer
Nitritos e nitratos Câncer no estômago e esôfago 
Acido benzóico, polissorbados e umectantes Alergias e disturbios gastrointestinais
Ácido fosfórico Cálculo na bexiga
Dioxido de enxofre Redução do nível de vitamina B 1 e mutações genéticas
Corantes Anemia, alergias e toxicidade sobre fetos, podendo nascer crianças com malformações
Ácido acético  Cirrose hepática, descalcificação de ossos
BHT e BHA Tóxicos aos rins e fígado, e interfere na reprodução
EDTA Anemia e descalcificação
Caramelo Convulsões quando preparado em desacordo

Com este quadro podemos observar que e legislação entra em contradição ao liberar o uso de substâncias como as citadas acima. No primeiro parágrafo, temos a tabela que apresenta algumas suspeitas e problemas já constatados. O segundo parágrafo erra quando muitos alimentos nutritivos são substituídos por substâncias que não podem ser aproveitadas favoravelmente pelo organismo. O butirato de etila é um exemplo, pois é utilizado para dar um sabor artificial de manteiga, os estabilizantes ET.XIV e ET.XIII são tensoativos, ou seja, detergentes, e são usados para dar viscosidade às maioneses.

Em alguns países, o uso de ciclamatos, consumidos como adoçantes, está proibido em quaisquer condições, por serem comprovadamente causadores de câncer. Contudo o Brasil continua utilizando como adoçantes, sem restrição alguma.

Até algum tempo atrás certas indústrias utilizavam antibióticos como conservantes do leite. Isso era um problema muito grave pois o consumo excessivo de antibióticos prejudica a flora intestinal, alem disso algumas bectérias podem sofrer mutações tornando-se imune a esses medicamentos.

O pior de todos os problemas encontramos nos doces como: balas e chicletes, onde se utiliza EP.V, mais conhecida como goma arábica (aquela cola que usamos nos correios, ou para fazer pipas etc) ela é utilizada como espessantes, para substituir o amido.

_____

 

Mensagem aos Visitantes

Esta página, como dito no inicio, tem como meta informar as pessoas sobre os aditivos alimentares. Acho q ela vem comprindo bem seu papel. Muitos visitantes me escrevem pedindo informações adicionais, para esses e outros que simplesmente manda seus comentários, aqui eu peço desculpas por não responder, não é por má vontade, mas sim porque fiz essa página há quase dois anos e agora estou seguindo um caminho que nada tem haver com esse assunto e por isso não realizei novas pesquisas nem sequer me lembro do que escrevi naquela época.

Atualmente estou fazendo facudade de desenho industrial, ou seja, estou seguindo um caminho totalmente diferente da quimica e por isso eu não estou dando atenção (e nem pretendo dar) para essa página. Só resolvi deixa-la na internet, pois muitas pessoas me escreveram elogiando e agradecendo uma das poucas fonte de pesquisa na internet. Agradeço a todos que escrevem e peço desculpas por não poder atender os pedidos de vocês.

OBRIGADO Alê Shimizu Ultima atualização: 4 de Novembro de 2000

 

Please follow and like us: