Aurora no Campo - Soja Diferente

Propriedade familiar

Propriedade familiar

 

Para a propriedade familiar, é vantajoso que algumas culturas alternativas sejam multifuncionais.

Por exemplo, a colza pode fornecer, simultaneamente, a ração animal e o biocombustível para a propriedade. Além disso, a colza não alimenta somente porcos e vacas, mas também minhocas. As folhas e raízes de colza parecem ser o alimento ideal para minhocas. Estas, por sua vez, proporcionam um solo saudável que aumenta o rendimento da próxima cultura. Além disso, quem tiver a sorte de ter solo siltoso em sua propriedade poderá obter facilmente de 50 a 100 quilos de mel desta espécie com florada de longa duração.

 

Uma mesma lavoura de cânhamo fornece, simultaneamente, sementes e fibras interessantes, uma palha muito promissora para a construção e para ser usada como forração nos estábulos. Por meio de um processo simples, as sementes podem ser esmagadas na propriedade. O resultado é um óleo comestível de elevado valor. A torta residual pode substituir a soja. Atualmente está sendo realizada uma pesquisa sobre ração para gado de leite em Flandres. Nos EUA, pesquisas recentes com ração mostraram que o gado de corte alimentado com cânhamo necessitava de menos ração e sua digestão era melhor. Ao contrário da Cannabis utilizada na Suíça, aqui estamos falando de variedades naturais, com baixo teor de THC[1], as únicas que são permitidas na Bélgica.

 

Mais um passo em direção à agroecologia são os consórcios. O de gramíneas-trevo é, talvez, o mais conhecido. A mudança para gramíneas-trevo não é óbvia para todos os pecuaristas de leite. É que este sistema exige uma forma de alimentação e de manejo dos animais totalmente novos.

Outras possibilidades de consórcio são a cevada-ervilha ou a camelina-ervilha. Principalmente a Camelina sativa parece ser muito adequada para consórcios. Por exemplo, a soja poderia ser cultivada em nossa região num consórcio com… camelina.

No cultivo do tremoço, um consórcio com cártamo (Carthamus tintctorius) poderia ser a solução para um manejo mais ecológico de plantas indesejáveis do que os agrotóxicos utilizados hoje.

 

Um quadro-resumo de algumas alternativas promissoras:

 

 

Setor

Vantagem ambiental em Flandres

Produção

Consumo humano

Número de produtores

Multifuncionalidade

Gramíneas-trevo

Pecuária de leite

++

+++

+++

Tremoço

Todos

+++

++

++

+

Colza

Todos

+ (*)

++

++

++

++

Cânhamo

Todos

+++

+

+++

+

+++

Camelina

Todos (**)

++

+

++

++++

(*) Desde que seja semeada a colza de inverno, com uma densidade de semeadura elevada e que não seja necessário utilizar herbicidas.

(**) Atualmente não é permitido.

 

Esta relação está longe de ser exaustiva. Uma pesquisa da Universidade de Wageningen (Holanda) também propõe quinoa e fava. Outros sugerem que o amaranto e tupinambo (ou girassol batateiro) também podem ser interessantes. Ou ainda o látiro (Lathyrus tuberosus), que encontramos durante nossa viagem à Bretanha (França).


[1] Tetraidrocanabinol – substância psicoativa da maconha.

Please follow and like us: