Platão admirava a caça?

A idéia de que Platão fosse vegetariano provavelmente deriva de uma passagem de 'A República' onde ele descreve um diálogo que teria acontecido entre Sócrates e Glauco. Eles estariam especulando sobre o que seria o mínimo que uma cidade deveria ter para ser auto-suficiente, supondo que cada cidadão poderia exercer um único ofício. Desta forma estabeleceu-se que a cidade deveria possuir 3 ou 4 agricultores (um de trigo, um de cevada, um de oliveiras, etc), um artesão, um ferreiro, etc, etc. A certa altura Glauco diz que talvez também fosse necessário um criador de animais "vai que alguém quer comer carne". Sócrates então diz que se houvesse na cidade um criador de animais, seria necessário possuir alguém que os abatesse, alguém que trabalhasse o couro, etc. Portanto a cidade teria que crescer.

As terras logo se tornariam poucas e os cidadãos olhariam para além dos limites de sua cidade para expandir os pastos. Logo a cidade disputaria terras com seus vizinhos, seria necessário a existência de soldados (que não poderiam ser os próprios cidadãos, já que no começo eles disseram que cada cidadão deveria exercer um único oficio, para exercê-lo bem).

Com isto, Sócrates conclui (e Glauco concorda) que a existência de animais de criação inevitavelmente levaria a cidade a uma condição insustentável, pois as pessoas teriam de trabalhar além do que precisam para sustentar o exército, a terra seria pouca e sempre haveria necessidade de expansão.

Se podemos dizer que Platão era vegetariano? Não sei de outros indícios além deste trecho, mas em um livro que li questiona-se até mesmo a existência de um Platão histórico. É possível que ele fosse contra a criação de animais para o consumo por demandar maior quantidade de terras, o que ele via como insustentável, mas que não se opusesse à caça. Quando nos atemos às suas biografias vemos que a maioria dos vultos que são geralmente considerados vegetarianos não o eram. Apenas algum aspecto de suas vidas aponta para o vegetarianismo, mas não seus hábitos
alimentares em si (Vide Pitágoras, da Vinci, S. Francisco etc).

abraços

Sérgio Greif – resposta a pergunta de Leandro Costa

 

Please follow and like us: