Nova consciência alimentar invade Manaus

Mais que uma alimentação saudável eles adotam uma filosofia de vida de não utilizarem nada que advenha da exploração, do sofrimento ou da morte de qualquer animal

Manaus, 18 de Abril de 2011

NATALIA LUCAS

Os veganos não consomem nem utilizam nada que seja de origem animal ou derivado

Os veganos não consomem nem utilizam nada que seja de origem animal ou derivado (Divulgação)

Carne assada, suculenta, com aquela gordurinha e sal grosso? Nada disso! Para os veganos ou vegans a alimentação diária é a base de legumes, vegetais, frutas e alimentos naturais sem adição de agrotóxicos ou hormônios.

Mais que uma alimentação saudável eles adotam uma filosofia de vida de não utilizarem nada que advenha da exploração, do sofrimento ou da morte de qualquer animal. A regra vale para produtos e acessórios, como roupas, bolsas, sapatos e até produtos de limpeza e beleza.

Mas para chegar no nível dos veganos é preciso começar na base, ou seja, iniciar em outras correntes como ovolactovegetarianos,  lactovegetarianos ou mesmo o vegetarianismo.

Filosofias alimentares
Para entender essas filosofias de vida é preciso saber que em todas elas a carne animal não é consumida. Os vegetarianos, por exemplo, não consomem qualquer tipo de carne animal, seja peixe ou carne branca.

Mas utilizam também produtos de origem animal, como roupas, calçados e outros produtos.

Na filosofia dos lactovegetarianos, por exemplo, o consumo de carne também é banido. Os lactos, como são conhecidos os adeptos, podem consumir leite e derivados, mas se abstêm de ovos.

A filosofia vegana requer conhecimento e dedicação, segundo o universitário Keyce Araújo, 30, que é vegano há seis anos. Ele começou como vegetariano e com a experiência e conhecimento dos alimentos e da filosofia passou a ser adepto do veganismo.

“Fui vegetariano por 20 anos e dentro da prática tive conhecimento da filosofia vegana. O vegan é mais ativista  no sentindo de não consumir nem utilizar nada que seja de origem animal”, conta.

O casal Ninna Amaral e Marcos Silva também escolheram filosofias de vida que excluem a carne da alimentação. Ela é vegetariana e ele ovolactovegetariano. Ambos iniciaram nesse tipo de filosofia em busca de uma alimentação mais saudável.
    
Filosofias de alimentação e vida

VEGETARIANISMO: Regime alimentar baseado unicamente na ingestão de vegetais. As pessoas que praticam essa dieta são chamadas vegetarianas.

OVOLACTOVEGETARIANOS: Aqueles que consomem vegetais, ovos, leite e derivados e se abstêm de todos os tipos de carne.

LACTOVEGETARIANOS: Pessoas que consomem leite e derivados e se abstêm de ovos e de todos os tipos de carne.

NATURALISMO: Filosofia daqueles que consomem apenas alimentos integrais, livres de qualquer agente químico artificial, mas que aceitam em sua dieta leite e derivados, ovos e carne branca, como peixe e frango.

ONIVORISMO: Dieta em que se come de tudo, inclusive alimentos industrializados.

FRUGIVORISMO: Alimentação exclusivamente à base de frutas.

VEGANISMO: Pessoas que não consomem e nem utilizam nada que advenha da exploração, do sofrimento ou da morte de qualquer animal.

Fonte: A crítica

Please follow and like us: