Mastercard discrimina vegetarianos – Luis Fernando Teles

[Resposta da MasterCard abaixo]

Cara Paula,

Como assessora de imprensa e conseqüentemente um dos elementos-chave na
gestão da marca MasterCard, creio que seja de algum valor manifestar aqui um
opinião minha. Sou publicitário e trabalho na TV Bandeirantes e hoje tomei
conhecimento através de um e-group no qual pertenço, de um anúncio de mídia
impressa do MasterCard como os dizeres: "Não ter um amigo vegetariano, não
tem preço".

Sou vegetariano há 5 anos, e participo de forma ativa de muitos movimentos
vegetarianista e pró-vida animal. Creio ser de seu conhecimento que este é
um dos segmentos que mais tem crescido nos últimos anos, vide a sessão de
produtos naturais nos supermercados.

Creio que a McCann Erickson foi extremamente infeliz com tal anúncio, que
supõe uma postura discriminatória da MasterCard. E a MAsterCard foi mais
infeliz ainda de ter aprovado tal peça publicitária. Vegetarianismo é uma
opção, um estilo de vida, uma filosofia, para mim tão marcante e
representativa, quanto é a religião para muitos. Me senti extremamente
ofendido.

O impacto foi terrível entre os vegetarianos, e 3 amigos meus já cancelaram
seu cartão MasterCard no dia de hoje (pasme!).

Gostaria de saber se a empresa vai apresentar alguma apologia formal em
relação à infeliz publicidade ou simplesmente vai deixar passar, por se
tratar apenas de um público muito específico.

Obrigado pela sua atenção e certo de suas providências.

Luis Teles – lteles@band.com.br

____________

E-mail enviado para Paula Didier – Assessora de Imprensa da Mastercard – pdidier@cdn.com.br

_____________

[Resposta da MasterCard]

Prezados,

A MasterCard tomou conhecimento da manifestação de vocês e lamenta o fato
ocorrido em relação ao anúncio publicado na última semana.
Entendemos a posição de vocês e informamos que já providenciamos o
cancelamento da veiculação da peça publicitária, salvo nos veículos onde
não havia tempo hábil para isso por já estarem impressos.
Gostaríamos de enfatizar que em nenhum momento houve a intenção de
discriminar nenhum cidadão ou segmento social.

Em nome da MasterCard e da McCann-Erickson, solicitamos que aceite nosso
pedido formal de desculpas.

Andréa Denadai
Comunicações Corporativas
MasterCard International
São Paulo, Brasil
Tel.: 55 11 5508-0357 / 55 11 8126-3331
andrea_denadai@mastercard.com

Please follow and like us: