Livro mostra como mudar hábitos para reduzir “pegada de carbono” e o aquecimento global

da Folha Online

A expressão "pegada de carbono" é nova, mas certamente será ouvida por muito tempo. Uma "pegada de carbono" corresponde à quantidade de dióxido de carbono (CO2) emitida como resultado direto ou indireto de uma atividade. Quase tudo o que fazemos resulta em emissão de carbono -desde respirar até viajar.

Reprodução
 
Livro traz informações para reduzir sua pegada de carbono

Livro traz informações para reduzir sua pegada de carbonoO livro "Como Combater o Aquecimento Global", editado pela Publifolha, mostra como cada um pode reduzir a sua pegada de carbono com sugestões práticas e acessíveis para mudar os hábitos ou até mesmo o projeto de sua casa. "O título ensina, por exemplo, como escolher roupas ou carros que não prejudicam o meio ambiente", explica a autora do livro, Joanna Yarrow.

"Não podemos, nem precisamos, reduzir a emissão de carbono a zero, mas devemos diminuí-la rapidamente para evitar boa parte do caos esperado. Os cálculos sobre a população da Terra e a capacidade do planeta de reabsorver CO2 indicam que o ciclo do carbono pode voltar a ficar sob controle se cada um de nós mantiver sua pegada em cerca de 1,5 tonelada", afirma Yarrow, na introdução do livro.

Dividido em dez capítulos temáticos, o livro propõe mudanças em diversos aspectos do cotidiano: na cozinha, na limpeza da casa, na hora das compras e do lazer, no cuidado com as crianças, no trabalho e nos meios de transporte. As sugestões apresentadas mostram como usar a água e a energia sem desperdício e como reduzir a poluição e o lixo através de hábitos como evitar lâmpadas incandescentes, usar esponjas ou panos reutilizáveis ao invés de toalhas de papel e fechar a torneira enquanto escova os dentes.

No último capítulo do livro, "O Quadro Completo", alerta para a importância do apoio de vários setores da sociedade para que haja uma mudança significativa e sugere que as pessoas votem em partidos comprometidos com questões ambientais e escrevam para seus candidatos eleitos e mostrem seu apoio a mudanças legislativas que favoreçam a redução da pegada de carbono. "Os políticos têm a obrigação de prover a população com facilidades como transporte público, além de educação", afirma Yarrow.

Os campeões de emissões

Segundo a autora do livro, uma das atividades que mais contribui para o aumento do aquecimento global é voar de avião. "Além de ser responsável pela emissão de 3,5% do CO2 emitido pelo homem, a aviação contribui para as alterações climáticas de outras maneiras importantes – por exemplo, emitindo óxidos de nitrogênio, que formam o gás-estufa ozônio", explica.

Entre os países campeões de emissões de CO2, estão os Estados Unidos e a China. Em 2006, a China ultrapassou os Estados Unidos e se tornou o maior emissor mundial de carbono.

Brasil

Em outubro de 2008, Yarrow esteve em Brasília na conferência Eco2008. Antes de vir ao Brasil, ela pensou duas vezes, pois teve que pegar um avião, um dos grandes vilões para o meio ambiente.

Sobre a situação Brasil, Joanna apontou problemas: "Aqui em Brasília, o trânsito é muito intenso, além disso, é muito difícil ser um pedestre por aqui";. Outra questão levantada pela autora é que no nosso país se come muita carne, fator que contribui para a emissão de gases. De acordo com seu livro, "um dos maiores impactos da produção de carne é a grande quantidade de metano que o gado expele. O metano é um gás-estufa 21 vezes mais potente que o dióxido de carbono, e 37% de sua emissão creditada ao homem vem do gado.

A autora

Joanna Yarrow é consultora de meio ambiente da Beyond Green Ltd, de Londres. Ela ajuda pessoas e empresas a criar planos de ação para uma vida com menos emissão de carbono. É autora do livro "1001 Maneiras de Salvar o Planeta", também editado pela Publifolha.

A autora também é adepta das idéias que coloca no livro. Na sua casa, a energia utilizada é a solar e a eólica. Ela não tem carro (anda pelos lugares com uma bicicleta dobrável) e a alimentação de sua família é baseada em alimentos orgânicos.

"Como Combater o Aquecimento Global"
Autora: Joanna Yarrow
Editora: Publifolha
Páginas: R$ 29,90

Please follow and like us: