Jornal Vida Integral

Congresso no Brasil será primeiro da América Latina

Em novembro de 2004, vegetarianos do mundo inteiro estarão participando do Congresso Vegetariano Mundial, em Florianópolis, SC. Marly Winckler, organizadora do evento, fala da importância do congresso para o movimento no Brasil.

Vida Integral: Há pouco tempo, a participação de personalidades levou o vegetarianismo às primeiras páginas na imprensa. O que isso significa para o movimento?

Marly Winckler: Você se refere à manifestação feita pela Sociedade Vegetariana Brasileira e a Peta em Brasília com Chrissie Hynde, a vocalista dos Pretenders? Sim, a manifestação teve ampla repercussão.

Isso significa visibilidade e é bom para o movimento vegetariano, pois numa cultura centrada na carne os espaços para se falar do vegetarianismo são restritos. Mesmo assim, o crescimento desta opção alimentar é firme e constante, haja vista o número de restaurantes que se espalham por todo o país, inclusive no interior.

Hoje não só temos restaurantes vegetarianos e lojas de produtos naturais por toda a parte, mas também os famosos restaurantes a quilo, com muitas opções sem carne, onde os vegetarianos podem muito bem se alimentar. A própria “indústria da carne” começa a reconhecer o potencial deste contingente consumidor lançando produtos à base de soja, como recentemente foi o caso de uma grande empresa que lançou um hambúrguer vegetariano.

Marly e Tuquinha

Como anda a aceitação e prática do vegetarianismo entre famosos brasileiros?

Marly Winckler: Há várias personalidades vegetarianas famosas, como é o caso de Rita Lee e Roberto de Carvalho, Lucélia Santos, Éder Jofre, campeão mundial de boxe e vários outros. A apresentadora do programa Repórter Eco, Flavia Lippi, é vegetariana convicta. Entre os jovens atores e atrizes há vários vegetarianos.

Quando você compara a prática do vegetarianismo no Brasil com a de outros países, como estamos?

Marly Winckler: Estamos evoluindo para nos tornar tão visíveis e organizados quanto são os vegetarianos lá fora. Em 2003 foi criada a Sociedade Vegetariana Brasileira, que já nasce com a incumbência de organizar o maior evento vegetariano do planeta: o Congresso Vegetariano Mundial, que é realizado a cada dois anos em algum lugar do mundo.

Este evento, em sua 36a edição, congrega não só vegetarianos e simpatizantes de todos os continentes, mas palestrantes, chefs, ativistas, enfim, todos aqueles que de uma forma ou outra estão interessados em praticar e difundir o vegetarianismo como a dieta mais adequada para os seres humanos, que respeita animais e o planeta.

Pessoalmente, por que lhe é tão importante ser vegetariana?

Marly Winckler: Para mim o que é mais importante é me desassociar dos atos sangrentos e cruéis indissoluvelmente ligados ao consumo de carne e que geram indizível sofrimento aos animais e agressões ao meio ambiente. Eu respeito os animais e não vejo nenhuma necessidade de consumi-los, sobretudo em pleno século XXI, com tantas opções ao alcance. Quanto mais nos afastamos desta prática tão pouco civilizada, mais percebemos como é bom sermos vegetarianos em todos os sentidos.

Novembro de 2004 marca data importante no vegetarianismo brasileiro. Qual a dimensão e o que se espera desse evento?

Marly Winckler: Várias centenas de pessoas de todo o mundo costumam participar dos Congressos da União Vegetariana Internacional. A dimensão do Congresso programado para novembro de 2004, será dada por todos nós, vegetarianos de longa data, recém-convertidos e simpatizantes.

É importante que todos se esforcem para estarem presentes e darem a sua contribuição para este evento que com certeza será inesquecível. Em seus quase 100 anos de história é a primeira vez que o Congresso será realizado em país latino-americano.

Além de ser oportunidade única de conviver durante seis dias com vegetarianos de todo o mundo, de conhecer palestrantes reconhecidos, autores de livros, chefs internacionais etc também é um momento de grande júbilo para o movimento local que certamente muito se beneficiará deste encontro.

Convido e faço um apelo até para que todos venham participar desta festa magna do vegetarianismo mundial em terras brasileiras, numa das mais belas praias de Florianópolis.

Para saber mais:
www.svb.org.br/eventos.htm
www.vegetarianismo.com.br

email: mwinckler@terra.com.br

 

Please follow and like us: