Jah Careggae

 


(REGGAE SUL) Quem são os integrantes e como surgiu a banda Jahcareggae?
GABRIEL – Olá Leônidas e amigos do site Reggae Sul…. Um grande prazer pra gente, falar um pouco da história da banda e mostrar um pouco daquilo que pensamos. A banda surgiu em 1997 quando JAHbriel, Rastael (meu irmão) e Dudu Irie (hoje vocalista da banda Dona Leda/CE) começaram a compor músicas no violão e curtir o Reggae nas cachoeiras do Cerrado de Brasília. A idéia da banda surgiu ao vermos que reunimos várias canções próprias em pouco tempo, daí começamos a chamar alguns músicos pra dar início ao trabalho. Como eu e meu irmão somos filhos de músicos, a primeira coisa foi chamar minha mãe Vera pra fortalecer e formar o que hoje é uma família musical. Com o passar dos anos, a formação foi se concretizando, e hoje somos em sete integrantes. RAStael, JAHbriel, Vera “LUZ”, Brunno “Zacadread”, Rafael “ROD”, Leandro “KB-LA” e Edu “RASgel”.

(REGGAE SUL) Qual foi o show mais importante para a banda?
GABRIEL – Posso destacar alguns shows… um show somente seria até difícil de dizer. Mas o Grito de Carnaval Reggae na pça Charles Miller, que contou com um público superior a 60.000 pessoas, os shows com alguns artistas internacionais, como Festival de Reggae Roots em Brasília em 2001, tocando com Justin Hinds, Clinton Fearon, The Itals, Fully Fullwood Band, todos artistas TOP do Reggae Mundial. No final de 2005, também tivemos a oportunidade de abrir um show da turnê da banda Californiana GROUNDATION em Brasília.

(REGGAE SUL) Quando foi o primeiro contato com a musica? Quais as influências da banda?
GABRIEL – Nós sempre estivemos em contato com a música, pois nasci de músicos e vivemos no meio musical. Eu comecei a tocar com 12 anos, meu irmão também por volta dessa idade, uma coisa natural. Agora, cada um tem uma história e seria difícil falar por todos. A bandas recebe influencias variadas, mas principalmente do Reggae RAIZ. Temos como batida mãe, o Nyabinghi, cântico Rastafar-i da Jamaica, que rege a pulsação do reggae. Os artistas que podemos citar: Bob Marley, Gladiators, Israel Vibration, Steel Pulse, Roots Radics, Sly & Robbie, Morgan Heritage, Capleton, Ziggy Marley & Melody Makers, Damian “Jr Gong” Marley, Luciano, Dennis Brown, Pink Floyd, Eric Clapton, The Waylers, Black Uhuru, Don Carlos. Praticamente tudo quanto é REGGAE de VERDADE.

(REGGAE SUL) Por que o reggae não tem tanto espaço na mídia?
LEANDRO (KB-LA)– Acho que ainda temos uma grave discriminação em relação ao Reggae, vemos um espaço na mídia para o Reggae sem compromisso, com letras banais e ritmo sem PESO. O instrumento da mídia é a massificação da musica, e o Reggae quando fala de verdades que incomodam, acabam sendo tratados em segundo plano, não tendo o devido espaço reconhecido. As letras de reggae tem um forte cunho social que questiona a maneira que a mídias de massa manipulam a população mais desprovida de informação.

Uma pena, pois o público de Reggae aumenta a cada dia, e alguns aproveitadores usam o movimento Reggae para criar um Cenário Reggae com bandas que não amam o Reggae verdadeiramente e apenas estão usando o ritmo para embarcar na FAMA. Ainda bem que bandas boas estão conquistando um espaço, como Ponto de Equilíbrio e Leões de Israel, o que acaba ajudando a divulgar o verdadeiro Reggae.

(REGGAE SUL) Como surgiu a idéia de fazer trabalhos sociais e culturais?
TODOS – Surgiu da necessidade em atingir mais o interior das pessoas.. unir o reggae àquilo que ele representa pra nós… Cada indivíduo da banda tem essa preocupação, mas como estas atividades exigem muita dedicação, outras pessoas foram se unindo e hoje temos um projeto chamado Raizes e Culturas. Foram anos de desenvolvimento e trabalho, até que, neste ano, inauguramos um espaço na Zona Norte de São Paulo. No Espaço Raízes e Culturas é possível participar de workshops programados, oficinas de percussão, instrumentos, boa saúde, reciclagem, entre outras. Também conta com estúdio de ensaio, gravações demo e mixagem, além de exposição permanente dos trabalhos realizados nas oficinas e trabalhos dos artistas associados.

Tudo bem acessível, para a comunidade. Para maiores informações visite o site
http://www.raizeseculturas.com ou ligue (11) 6231-3108

(REGGAE SUL) Qual a religião de vocês?
GABRIEL – Somos Cristãos, mas não seguimos uma religião. Acreditamos em Jesus Cristo como único Salvador e filho legítimo de JAH (DEUS). Toda nossa vivência e aprendizado, retiramos das palavras da Bíblia, todo dia é um novo aprendizado, resgatando o Amor, Respeito, Perdão e União acima de tudo. Ninguém é feliz sozinho, devemos buscar a Deus acima de tudo.

(REGGAE SUL)  Qual a ligação de vocês com a doutrina rasta?
GABRIEL – Buscamos coisas parecidas com a doutrina Rastafar-i: a fé em Jesus Cristo, entre outras coisas, como os cabelos DreadLocks por exemplo. Somos Vegetarianos, cuidamos de nossa alimentação, e adoramos cozinhar. Louvamos através do Nyabinghi e do Reggae, lendo a palavra que foi escrita na Bíblia.

(REGGAE SUL) Estamos em ano de eleição, o que vocês esperam do novo presidente? Estão satisfeito com o mandato do Sr. Presidente Lula?
GABRIEL –Política é a arte de manipular situações, jogo de poder e de corrupção. Esse modelo de política que estamos vendo é uma vergonha e está presente em todos os partidos. O Lula mostrou que não está fora disso tudo, mas ele é um legítimo representante do povo, que teve grandes méritos, creio que hoje ele aprendeu mais política e está tentando cumprir seu mandato com algum valor de importância para o futuro do País, com alguma herança positiva. Precisamos de educação pra evoluir, e espiritualidade para vencer.

(REGGAE SUL)  O que os fãs podem esperar da Jahcareggae para este ano de 2006? Quando a banda vem mostrar seu trabalho no RS?
GABRIEL – 2006? Ano em que vamos lançar nosso novo álbum, que estamos gravando há 6 meses com muito carinho. Desde 2002 não gravamos nada em estúdio, e os fãs da banda podem esperar que o novo CD está cheio de novidades. Músicas inéditas e outras antigas que só fomos gravar agora. Isso nos anima a abrir novas portas, pois acreditamos que este seja um CD Universal, com tendências variadas e muita PEDRADA!!!!! Estamos negociando há um tempo nossa ida para RS, estamos abertos para negociações, mas temos certeza que em breve estaremos fazendo uma GOOD Vibration Massive no SUL

(REGGAE SUL) Deixe uma mensagem aos visitantes do REGGAE SUL.
Agradecemos o carinho que temos recebido do pessoal que acessa o site Reggae Sul, recebemos mais de 500 mensagens de fãs do site e que curtem um Reggae feito pra JAH. Nossa intenção sempre foi fazer música para agradecer a DEUS, conscientizando através das canções pela preservação da Natureza, resgate de fraternidade entre as pessoas. Esperamos que o pessoal que curte o site, tenha a oportunidade de conhecer Jesus e sobre sua hitória, e pra quem só quer saber de REGGAE, também pode curtir um som ROOTS, com uma cara bem BRASIL. Fiquem na PAZ de DEUS, muita luz na vida de quem acredita e de quem também não acredita, que a força da amizade seja nossa única e grande arma contra o sistema.

 

Entrevistado por: Rasta Bel.

EQUIPE REGGAESUL.com.br

Fonte: http://www.reggaesul.com.br/entrevista/jahcareggae.htm 

Please follow and like us: