Fundamentos do Vegetarianismo – release

Editora Expressão e Cultura
Volume 48 da Coleção Livro Para Todos
Formato: 10,5 x 13,5 cm (livro de bolso)
Nº de páginas: 192
ISBN 85-208-0362-8
Preço: R$ 5,00

Este livro tem o objetivo fornecer elementos fundamentais sobre o vegetarianismo que permitam ao leitor avaliar se é algo que vale a pena ser tentado ou não. Dividido em duas partes, na primeira a autora relaciona as razões para se adotar o vegetarianismo, além de publicar uma lista de celebridades que adotam ou adotaram esse regime alimentar, entre elas Rita Lee e Platão. Na segunda, inclui a posição mais recente sobre dietas vegetarianas da Associação Dietética Americana e da Nutricionistas do Canadá, referências mundiais nesse tema, e uma vasta bibliografia.

A um olhar mais atento os elementos fundamentais tratados no livro parecem auto-evidentes, mas, segundo a autora – vegetariana e presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira – permanecemos cegos para eles, por termos sido cegados, pois, “não devemos esquecer que todos nascemos e fomos criados em algum credo ou religião, inseridos em um caldo específico de idéias e valores, que todos pertencemos de algum modo à nossa geração e, em conseqüência, nosso julgamento poderá ser deformado e inconscientemente moldado por algumas ou todas estas influências”.

O que é vegetarianismo?

É o regime alimentar segundo o qual nada que implique sacrifício de vidas animais deva servir à alimentação. Assim, os vegetarianos não comem carne e seus derivados, mas podem incluir em sua alimentação leite, laticínios e ovos. O regime vegetariano não é, pois, exclusivamente vegetal e seu nome não se origina de alimentação vegetal e, sim, do latim vegetus que significa “forte”, “vigoroso”, “saudável”.

Os vegetarianos puros, ou vegans, excluem de sua alimentação carnes, peixes, aves, laticínios (leite, manteiga, queijo, iogurte etc.), ovos, mel, gelatina etc. Os vegans também evitam, sempre que possível, o uso de couro, lã, pele e seda, e de produtos menos óbvios de origem animal, como óleos e
secreções, presentes em sabonetes, xampus, cosméticos, detergentes, perfumes, filmes etc.

A dieta ideal de cada pessoa é única e varia segundo fatores de ordem físico-fisiológica (idade, sexo, clima, atividade, secreções endócrinas, superfície corporal, condições fisiológicas), de acordo com seu modo de vida, seus objetivos, seu desenvolvimento, grau evolutivo etc.

Sobre a autora

Marly Winckler, socióloga, tradutora, vegetariana desde 1982, criou o site vegetariano www.vegetarianismo.com.br e modera as listas de discussão sobre vegetarianismo veg-brasil http://br.groups.yahoo.com/group/veg-brasil) e veg-latina (http://es.groups.yahoo.com/group/veg-latina). 

É Coordenadora para a América Latina e o Caribe da União Vegetariana Internacional (IVU – www.ivu.org/global/latinam/index.html), com sede na Inglaterra. Preside a Sociedade Vegetariana Brasileira (www.svb.org.br).

Trouxe para o Brasil e é presidente do 36º Congresso Vegetariano Mundial, a ser realizado pela primeira vez na América Latina em seus quase 100 anos de atividade, em Florianópolis, de 8 a 14 de novembro. Tradutora da bíblia do movimento de libertação animal, Libertação Animal, de Peter Singer.

Please follow and like us: