Dicas de sobrevivência para um Natal vegetariano

Não entre em pânico: um Natal vegetariano não precisa ser uma dor de cabeça. Nossas dicas vão ajudar seu Natal a passar como uma brisa. 

O Natal é uma ótima hora para aproveitar nozes e castanhas. Procure receitas vegetarianas como torta Bourguignone de castanhas, risoto de pinhão e saladas de nozes, todas ótimas para o período de festas, assim como, é claro, o clássico vegetariano – o assado de nozes. Nozes, amêndoas e castanhas são muito nutritivas e fornecem cálcio, zinco e ácidos graxos essenciais. Faça coisas malucas com os legumes, eles não vão se incomodar. Experimente as verduras da estação. Nabo, rabanete, brotos, aipos, repolho – fatie-os, asse-os, ferva-os, frite-os, passe-os no vapor, asse-os. Mostre-lhes quem é que manda.

O Natal é a época de encher sua dispensa com os sucos da parreira. Pode escolher o seu veneno: tinto, branco, borbulhante, o período das festas é a ocasião perfeita para abusar. Vinhos vegetarianos não contêm gelatina nem "isinglass" (nadadeira de um peixe tropical), muito usados para clarificar o produto. Procure [nos States, é claro] pelo selo da Sociedade Vegetariana, que garante que um produto é 100% vegetariano, ou pergunte em seu
supermercado ou fornecedor se eles têm uma lista de vinhos vegetarianos.

Você não precisa de bacon para curar sua ressaca, a melhor cura vegetariana para a ressaca é uma vitamina de banana feita com leite de soja, melado e amêndoas moídas e, naturalmente, bananas. Jogue tudo no liquidificador e bata. Sem banha. Você ainda pode comer tortas de carne picadinha [pra quem não sabe, é doce… arghhh], basta procurar pela variedade com banha vegetariana. A banha tradicional é feita de gordura animal, mas ainda bem que cada vez mais companhias estão trocando para a banha vegetal. Verifique os rótulos antes de comprar.

É triste que muita gente ainda não entenda que a dieta vegetariana não só lhe fornece todos os nutrientes essenciais que existem na carne como também é muito mais saudável. Você pode tentar explicar a seus parentes preocupados que o vegetarianismo não é um distúrbio alimentar, mas a melhor coisa que pode fazer para afirmar-se é brilhar de tanta saúde – e isso significa montes de deliciosa comida vegetariana!

Onde quer que você vá sempre existe algum palhaço que acha que vegetarianos são hippies de chinelos que vivem de pedacinhos de repolho velho. Se algum desses personagens bizarros encurralar você e começar a fazer barulhos de peru ou perguntas sem sentido sobre cenouras que sentem dor, basta rir deles, são causa perdida!

Não permita que amigos ou familiares assem seus legumes junto do peru de Natal. É essencial preparar pratos vegetarianos separados da carne. O mesmo serve para o recheio vegetariano: cozinhe separadamente e não permita sequer que chegue perto da anatomia de um peru.

Não chore sobre o molho derramado: molho vegetariano é ótimo. Se você mora numa casa com carnívoros, ofereça-se para preparar o molho e ninguém vai ficar desapontado. É fácil encontrar [nos EUA, nos EUA!] molho vegetariano em flocos, ou aranje um bom livro de receitas vegetariano. 

Deixe para o Papai Noel uma torta vegetariana na véspera de Natal, quem sabe ele também não come carne?

Feliz Natal.

Please follow and like us: