Comer cebola reduz risco de osteoporose

Comer cebola reduziria o risco de osteoporose 
Fonte: O Globo Data 23.09.99  

O consumo freqüente de cebola pode reduzir o risco de osteoporose, doença que atinge um terço das mulheres após a menopausa. Segundo um novo estudo da Universidade de Berna, na Suíça, um grama de cebola por dia pode evitar um processo chamado reabsorção, no qual o osso perde cálcio e torna-se frágil. Quinhentos miligramas de cebola misturadas com alho, alface, tomate, salsa e pepino teriam o mesmo efeito. Os resultados do estudo foram publicados hoje na revista britânica "Nature". Nos testes, os animais alimentados com cebola tiveram os ossos fortalecidos, disseram os pesquisadores. 

– Os resultados mostram que há um grande número de vegetais comuns na dieta humana que beneficia os ossos. Os efeitos poderão ser obtidos também em seres humanos, reduzindo a incidência de osteoporose de uma forma mais fácil e barata – disse o chefe do estudo, o pesquisador Roman Muhlbauer. 

O próximo passo dos pesquisadores é identificar quais os componentes da cebola – e dos outros vegetais – responsáveis pelo efeito positivo sobre os ossos e isolá-los. Quando isso for feito, a indústria farmacêutica poderá desenvolver novos medicamentos que previnam e tratem a osteoporose. 

– Esperamos que o estudo tenha aberto um novo leque de possibilidades na prevenção da osteoporose – disse Muhlbauer. 

Please follow and like us: