Artigos de jornais e revistas

Cientistas aprovam frutas e verduras contra o câncer

John Roach

Cientistas reconhecem as frutas e vegetais como combatentes anti-câncer Uma dieta saudável baseada em frutas e vegetais pode ajudar a prevenir o câncer

Frutas e vegetais comuns conseguiram aceitação como meios legítimos de combater o câncer no tratamento e na prevenção, disseram os cientistas em uma conferência do Instituto Norte-Americano de Pesquisa contra o Câncer em Washington, 2 de setembro de 2000.

"A comunidade científica está agora examinando os efeitos preventivos claros e confirmados que plantas como a soja, o alho, a uva e o chá estão demonstrando contra o câncer", disse Michael Wargovich do Centro de Câncer de South Carolina.

Essa foi a primeira vez que a comunidade científica reconheceu as propriedades terapêuticas da medicina "alternativa" para o tratamento e prevenção do câncer. Estudantes de medicina não têm sido ensinados a respeito dos benefícios da nutrição.

Benefícios das Frutas e Vegetais

Frutas e vegetais são repletos de nutrientes que podem prevenir a ativação dos genes do câncer. "Nós estamos conseguindo uma definição muito boa de nível molecular de como esses ingredientes funcionam para combater o câncer", disse Steven Zeisel, chefe do departamento de nutrição da Universidade de North Carolina em Chapel Hill.

Finalmente, os pesquisadores esperam examinar a composição genética de uma pessoa e estabelecer sua predisposição para o câncer. Com esse conhecimento, eles serão capazes de prescrever uma dieta de frutas e vegetais comuns que proveria um coquetel de ingredientes anti-câncer.

"Provavelmente há uma combinação de ingredientes ativos que são cruciais para interromper os cânceres, e comer muitas frutas e vegetais dá uma boa combinação desses agentes", disse Zeisel.

Uma Palavra de Advertência

Os pesquisadores enfatizaram que eles não compreendem ainda como os nutrientes – conhecidos coletivamente como fitoquímicos – funcionam. Eles advertem contra as grandes doses de suplementos dietéticos tomados na esperança de obter benefícios ainda não comprovados.

"Ao mesmo tempo que conversamos, há vegetais transgênicos que foram plantados na California que estão amadurecendo com uma quantidade 3 vezes maior do que os vegetais comuns. É assustador saber que a indústria está pronta para prescrever e administrar medicamentos antes que a classe médica tenha determinado a eficácia e a dosagem apropriada", disse Vay Lang Go do Centro de Nutrição Humana da Universidade da Califórnia, em Los Angeles.

Os pesquisadores sugeriram uma dieta com frutas e vegetais em abundância. "Eu aumentaria a ingestão diária de frutas e vegetais até 6 porções por dia", disse Zeisel (uma porção é um pedaço ou suco de fruta). "É um investimento muito barato em nossas vidas."

FONTE:  http://www.ngnews.com/news/1999/09/090399/fruits_5443.asp 

 

Please follow and like us: