Chama-piloto?

 

Dou um mergulho e caminho pelo imenso terreno dentro da bela reserva natural. A maioria dos brasileiros não é muito chegada ao silêncio, mesmo quando está em meio à natureza. Vários carros estão com seus porta-malas abertos, uma verdadeira discoteca. O volume, em decibéis, é inacreditável (3)!

Em minha melancolia, vejo aqui e acolá uma lâmpada de iluminação pública acesa. Em pleno sol. Como em todo o Brasil… Em quase todas as ruas, de norte a sul, sempre vejo pelo menos uma lâmpada acesa durante o dia. Por quê? Novamente essa questão do ‘por que’. Como símbolo de que vivemos na terra que emana leite e mel? Ou como um guarda luminoso que se mantém vigilante durante o dia? Ou é simplesmente um probleminha técnico da célula fotoelétrica que não funciona direito e faz com que a luz fique acesa? Mas por que isto ocorre em todas as ruas em todo o Brasil?! Continuo fazendo perguntas, como uma criança que, pela primeira vez, vê coisas diferentes.

Pergunto-me se algum brasileiro já reparou neste detalhe. Talvez eles também observem muitas coisas irracionais na Europa. Detalhes invisíveis para nós, europeus, mas muito reais. Por exemplo, não a costumeira ‘uma lâmpada acesa por rua’, como no Brasil, e sim a iluminação pública ao longo de uma rodovia inteira. A pleno sol. Um esquecimento? Ou porque foi isso o combinado com as centrais de energia nuclear?

Please follow and like us: