Chá evita ataque cardíaco

Chá evita ataque cardíaco 
Fonte: Caderno Ciência e Saúde – Jornal O Dia 
Data: 16.07.99  

Estudo inglês mostra que uma xícara por dia reduz em 44% o risco de infarto 

Beber pelo menos uma xícara de chá por dia pode reduzir em 44% o risco de um ataque cardíaco. A conclusão é de uma pesquisa realizada pelo King's College, de Londres. 

Segundo os pesquisadores, os benefícios vêm de poderosas substâncias encontradas no chá chamadas flavonóides, que teriam propriedades antioxidantes, auxiliando no combate às doenças cardiovasculares. 

Encontrados nas frutas e nos vegetais, os flavonóides estão ligados também aos efeitos benéficos do vinho sobre o sangue. "Os resultados foram mesmo surpreendentes", disse Catherine Rice-Evans, pesquisadora que não participou dos estudos. 

Apesar das conclusões iniciais, a exata quantidade de chá necessária para que se comece a sentir os efeitos ainda está sendo discutida pelos especialistas. 

John Folts, especialista no estudo dos flavonóides no coração da Universidade de Winsconsin (EUA), afirmou que uma xícara por dia pode não ser o suficiente. Pesquisas que ele fez com cachorros mostraram que seria preciso tomar pelo menos seis chícaras por dia para prevenir o entupimento das artérias coronarianas. 

O estudo inglês examinou 340 homens e mulheres que sofreram ataques cardíacos e os classificou segundo idade, sexo e convivência com pessoas que nunca tiveram ataques. Depois, a pesquisa investigou, durante um ano, o hábito dos entrevistados de beber café e chá. 

Please follow and like us: