Carreteiro vegetariano

CARRETEIRO VEGETARIANO
Inimiga da carne, a atriz gaúcha Fernanda Lima, protagonista da novela Bang-Bang, da TV Globo, modificou a receita de um dos pratos típicos do Rio Grande do Sul, trocando o charque pela carne de soja, e garante que o resultado ficou ótimo

Estrela da novela global Bang-Bang, a gaúcha Fernanda Lima, de 28 anos, vive um momento especial no papel da protagonista Diana Bullock. Atriz, apresentadora de TV, modelo e jornalista, ela coleciona fãs pelo talento e pela beleza a ponto de o craque Ronaldo Fenômeno chamá-la de "Fernanda Linda". Na vida pessoal, dedica-se à ioga, em cuja prática afirma ter descoberto o ponto de equilíbrio entre o corpo e a mente "acelerada". Sua vida está longe de ser monótona. Em questão de dias, é capaz de ir de São Paulo ao Rio de Janeiro, voltar a São Paulo, seguir para Paris, de lá para Nice e finalmente para Cannes. Aliás, sempre foi assim, agitada.

Fernanda saiu de casa cedo, e aos 14 anos já era cidadã do mundo, atuando como modelo em Tóquio, Milão e Zurique, entre outras metrópoles. Mais tarde, na condição de apresentadora do programa Mochileiros, da MTV, voltou às viagens constantes, visitando lugares distantes. Além disso, baniu a carne de sua vida. Entretanto, a dieta restritiva não a afastou da culinária gaúcha. Um dos pratos que continua a saborear é o carreteiro vegetariano, transformado em função da crença dietética. "Adaptei um dos pratos mais típicos do Rio Grande do Sul, que minha mãe faz muito bem", orgulha-se. "Troquei o charque pela carne de soja e o arroz branco pelo integral cateto, mas mantive os outros ingredientes originais", diz. "Ficou ótimo! Tanto que continuou com aquele gostinho de comida de mãe…" Outro hábito gaúcho que Fernanda preserva, sem modificar, é tomar chimarrão de vez em quando.

Por Rosa Moraes
Fotos Ricardo D´Angelo

RECEITA

Carreteiro vegetariano

INGREDIENTES (4 porções)

1 cebola picada
2 colheres (sopa) de óleo de oliva
1 xícara (chá) de proteína de soja texturizada, de graduação fina (não deixe de molho em água)
1 pimentão vermelho cortado em pequenos cubos
1 xícara (chá) de arroz integral cateto
Salsinha e cebolinha verde picadas a gosto
Coentro picado a gosto
Cominho a gosto
Sal a gosto

PREPARO

Numa panela de ferro, doure a cebola no óleo de oliva. Coloque a carne de soja
e misture bem. Junte o pimentão e tempere com coentro, cominho e sal. Refogue, tampe a panela e deixe em fogo baixo até a carne de soja ficar cozida. Incorpore o arroz integral e vá acrescentando água quente aos poucos, para que cozinhe lentamente. Ajuste o sal se for necessário. Quando o arroz estiver al dente, apague o fogo e polvilhe a salsinha e a cebolinha verde. Acompanhe com o ovo duro
e o queijo ralado, servidos separadamente.

Matéria publicada na edição 160 – Fevereiro/2006

http://gula.ig.com.br/reportagens/160_receita_familia.shtml 

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