As vacas não produzem leite em excesso naturalmente?

Estava discutindo com um amigo meu, quando surge a seguinte afirmação dele: "vacas produzem leite em excesso naturalmente". Não é a primeira vez que escuto esse argumento, e sei que não é válido (pois não é assim que funciona nas fazendas-fábricas).

Mas gostaria de saber, de algum veterinário ou qualquer pessoa disposta a responder, até que ponto isso é verdade. Qual é a quantidade de leite que sobra naturalmente da vaca? Ela deixaria que algum outro animal retirasse esse excesso sem ser à força? E as vacas da Índia, como são tratadas, já que eles consideram a vaca sagrada e utilizam muito leite e manteiga? Enfim, se alguém souber responder pelo menos uma das perguntas já ficarei agradecida.
Abraços,
Karina
São Paulo

Cara Karine:
Mesmo o gado indiano, que é zebu e por isso não tem aptidão para leite, produz mais leite do que o bezerro precisa. A exploração animal no caso do leite não é tirar o leite do bezerro para fornecer para os humanos, mas sim produzir bezerros para assim se ter leite. Veja bem, se vc tem uma vaca leiteira, pra vc ter leite vai precisar que ela tenha um bezerro. O bezerro nascendo femea poderá talvez crescer e virar outra vaca leiteira (na melhor das hipóteses, porque quantas vacas leiteiras podem haver no mundo), mas a maioria das femeas tem o mesmo destino dos bezerros machos. Estes são vendidos aos açougueiros a preços irrisórios (no ano passado um criador em Minas me disse que cada bezerro que ele produzia era vendido para o açougueiro por R$5,00, em suas palavras "é só pra dizer que não dei de graça"). Estes animais podem ser abatidos filhotes (que é o que mais acontece aqui no Brasil, viram carne de vitela), ou podem ser confinados em galpões que não lhes permitem o movimento, nem acesso a alimentos ricos em ferro, para assim tornarem-se montanhas de musculos flácidos e anêmicos (esta iguaria é comum em grandes centros, sendo vendida pelo nome de vitela ou baby beef).

Na India os fazendeiros "resolvem" o problema criando o bezerro até o desmame (até porque a vaca zebu só da leite com o bezerro ao pé) e soltando os machos quando do desmame; estes acabam invadindo plantações ou cidades, mas não são tocados, senão pelos muçulmanos. Não é uma saída coerente esta de promover o consumo de leite, se vc está aumentando uma população bovina que não pode controlar, mas como o leite é, segundo a literatura védica, o alimento ideal do homem, isto não vai mudar. Na índia, os açougues de muçulmanos vendem a carne mais barata do mundo, como mostrou certa vez uma reportagem feita em Goa. 

abraços

Sérgio Greif 

Please follow and like us: