Alguns de vocês afirmaram que o leite não é “bom” para osteoporose, porque “rouba” o cálcio dos osso

Da lista veg-brasil

Pessoal, com toda essa discussão sobre o leite, percebi que alguns de vocês afirmaram que o leite não é "bom" para Osteoporose, porque "rouba" o calcio dos ossos. Será que alguém poderia me explicar esse mecanismo?
Fiquei curiosa…
 Beijos,
Thais

Thais:
As proteínas possuem alguns aminoácidos que são sulfurados, estes aminoácidos depois de metabolizados geral ácido sulfurico, que rouba o cálcio dos ossos. Mesmo vegans comem estes aminoácidos, mas nós consumimos o dobro de proteína de que necessitamos (um
excesso) enquanto na dieta padrão se consome de 8 a 10 vezes a quantidade necessária (um baita dum exagero).

Vegans consumindo 5 vezes menos cálcio que onívoros ainda assim mantem um balanço positivo de cálcio.

até mais

Sérgio

 

Mas, Sérgio, se o problema do leite, com relação ao cálcio, são proteinas, então não deveríamos comer nenhum alimento proteico juntamente com alimentos ricos em Calcio? É isso?
Thais

Querida Thais:

Eu não diria isto…
As proteínas não impedem a absorção do cálcio, elas realmente tiram o cálcio que já estão nos ossos. Então tanto faz se vc consome elas junto com o consumo de alimentos ricos em cálcio ou não. O consumo de alimentos altamente proteico deveria ser a excessão, e
não a regra como tem sido.

Para melhor absorver não apenas o cálcio, mas a maioria dos minerais, devemos evitar de consumir suplementos alimentares, alimentos altamente fibrosos, fitatos e oxalatos uma hora antes e uma hora depois da ingestão das fontes destes minerais, mas ninguém tem que ser neurótico por causa disso… por natureza a gente acaba quase sempre fazendo a coisa certa sem pensar muito.              

beijo

Sérgio    

 

Thaís, em texto que traduzi e que o Rogério reenviou à lista há poucos dias, há a seguinte explicação:

CÁLCIO

Cálcio? Onde é que as vacas arranjam cálcio para seus ossos enormes? Sim, das plantas! O cálcio que consomem das plantas têm boa quantidade de magnésio, necessário para que o corpo absorva e USE o cálcio.

O cálcio do leite de vaca é basicamente inútil, porque o leite tem conteúdo insuficiente de magnésio (as nações com mais alto nível de consumo de leite e laticínios também têm o maior nível de osteoporose. Prova? Que tal um estudo controlado de 78.000 enfermeiras num período de 12 anos?)

O leite de vaca tem três vezes mais cálcio que o leite humano. Não importa; nenhum dos dois é muito útil, porque para ser absorvido e utilizado PRECISA haver quantidade igual de MAGNÉSIO (como existe nas folhas verdes que as vacas comem para conseguir todo o cálcio de que precisam para seus ossos enormes). O leite só tem magnésio suficiente para que se aborvam cerca de 11% do cálcio (33mg por xícara).

Segundo a USDA, 240g (uma xícara) de leite contém:
Cálcio, Ca – 291,336 mg
Magnésio, Mg – 32,794 mg

A USDA recomenda 1200 mg de cálcio por dia. As três xícaras de leite diárias recomendadas pela USDA só contêm 900mg de cálcio. Alguns argumentam que só se precisa de 1/3 do magnésio. A mãe natureza parece indicar que a proporção deveria ser 1:1. Se a proporção para a absorção adequada fosse de 1/3 de magnésio para 1 de cálcio, então
apenas 300mg daqueles 900mg de cálcio é utilizável. Se, na verdade, a proporção for de 1:1… só 98,38mg do cálcio é aproveitável.

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Também já li outros artigos explicando que o alto teor proteico do leite exige  um consumo maior de cálcio para equilibrar a acidez resultante da digestão das proteínas — mas não tenho aqui à mão o texto que detalha este mecanismo.

Segundo todas as fontes que pesquisei, para garantir um bom suprimento de cálcio e não impedir sua absorção o melhor é comer muita verdura, tomar sol e fazer exercícios.

Abraços,
Beatriz Medina 

 

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