Aditivos acidentais – Alê Shimizu

Os aditivos acidentais são aqueles que estão nos alimentos de forma não intencional. São exemplos desses aditivos:

Resíduos de agrotóxicos utilizados no combate as pragas e que permanecem nos vegetais, contaminando inclusive os animais que se alimentam deles. Ao ingerirmos esses vegetais a animais, ingerimos também pequena parcela de agrotóxicos. O emprego abusivo de agrotóxicos e a colheita de vegetais antes do término do período de carência são responsáveis pela contaminação dos alimentos, que tem atingido níveis alarmantes em alguns países, como o

Brasil, onde se constata, por exemplo, a presença de DDT (um pesticida largamente utilizado).

Resíduos de antibióticos utilizados no combate as doenças do gado e das aves que são encontrados nas carnes e no leite, incorporam-se, assim no nosso organismo.

Detergentes utilizados na limpeza das máquinas processadoras de alimentos

Óleos usados na lubrificação das máquinas, principalmente na industria de panificação

Substâncias utilizadas na fabricação de embalagens, capazes de contaminar os alimentos.

A ultima é uma que é difícil de acontecer, ela é por contaminação radioativa, que pode ocorrer pela utilização de armas nucleares, ou por acidente em usinas nucleares, como por exemplo a usina de Chernobyl, na Ucrânia, antiga União Soviética.

________ 

Mensagem aos Visitantes

Esta página, como dito no inicio, tem como meta informar as pessoas sobre os aditivos alimentares. Acho q ela vem comprindo bem seu papel. Muitos visitantes me escrevem pedindo informações adicionais, para esses e outros que simplesmente manda seus comentários, aqui eu peço desculpas por não responder, não é por má vontade, mas sim porque fiz essa página há quase dois anos e agora estou seguindo um caminho que nada tem haver com esse assunto e por isso não realizei novas pesquisas nem sequer me lembro do que escrevi naquela época.

Atualmente estou fazendo facudade de desenho industrial, ou seja, estou seguindo um caminho totalmente diferente da quimica e por isso eu não estou dando atenção (e nem pretendo dar) para essa página. Só resolvi deixa-la na internet, pois muitas pessoas me escreveram elogiando e agradecendo uma das poucas fonte de pesquisa na internet. Agradeço a todos que escrevem e peço desculpas por não poder atender os pedidos de vocês.

OBRIGADO Alê Shimizu Ultima atualização: 4 de Novembro de 2000

Copyright © 1997

 

Please follow and like us: