A vaca no 80 está com um problema

 

As propostas de destaque na estratégia para Fetraf são: continuar ampliando o sistema Fetraf (um sindicalismo democrático inovador, tanto no âmbito local e regional quanto no nacional); diversificação, agroecologia e ampliação das alternativas socioeconômicas; continuar fortalecendo a participação de jovens e mulheres; continuar ampliando a formação e a colaboração internacional; valorizar a importância da mística, tanto na própria vida quanto na defesa conjunta de uma realidade diferente para a agricultura.

A título de introdução aos debates do segundo dia, é apresentado o novo filme de Dirk Barrez. ‘A vaca n.o 80 está com um problema. Agricultura familiar versus agroindústria.’ Este filme é o resultado de uma relação de cooperação internacional única entre ONGs européias. Da Bélgica, participaram Vredeseilanden [Ilhas de Paz], Wervel, Oxfam-Solidariteit [Oxfam-Solidariedade] e CSA (Collectif Stratégies Alimentaires [Coletivo de Estratégias Alimentares]). Da França: RAD (Réseau de l’Agriculture Durable [Rede de Agricultura Sustentável]); da Grã-Bretanha: ACORD (Agency for Cooperation and Research in Development [Agência para Cooperação e Pesquisa em Desenvolvimento]); no âmbito europeu: CPE (Confédération Paysanne Européenne [Confederação Européia de Agricultores Familiares]). O ponto forte do filme é que ele não aborda somente o problema internacional; ao longo do mesmo, a solidariedade entre os agricultores do Brasil, Europa e África é claramente demonstrada.

Agora são distribuídos cerca de 200 DVDs em todo Brasil, para os processos de formação locais. Além disso, o filme continua sendo distribuído na Europa, em vários idiomas: inglês, neerlandês, francês, espanhol e português. Em muitas regiões do Brasil, o DVD também é acompanhado da tradução do livro sobre soja publicado por Wervel.

 

[Foto 60bis]

Projeto de gramíneas-trevo, em Francisco Beltrão (PR).

Please follow and like us: