Day: julho 10, 2014

Sumário

 Publicado no ano 2014, “Ano Internacional da Agricultura Familiar”.   Espera-se que seja um instrumento para fortalecer a recampesinização no Brasil, na Europa, em todo o mundo. Prefácio e agradecimentos Introdução. Soja: tesouro ou…


Prefácio e agradecimentos

Este é o quinto livro sobre a interdependência do modelo europeu de consumo e agrícola com as profundas mudanças do outro lado do oceano, mostradas como uma imagem no espelho. As monoculturas da soja, da cana-de-açúcar e de outras commodities para os mercados internacionais colocam – inclusive no…


Soja: tesouro ou tesoura?

“Os sete pecados sociais são: política sem princípios, riqueza sem trabalho, prazer sem consciência, conhecimento sem caráter, economia sem moralidade, ciência sem humanidade e culto sem devoção.” (Mahatma Gandhi) Depois da Segunda Guerra Mundial, a industrialização e a internacionalização da…


1– Europa exporta seus problemas

Eu estou novamente a caminho do Brasil, para o lançamento da versão em português de Legal! Otimismo – Realidade – Esperança. Durante a espera nos aeroportos, reli Nieuwe spijswetten. Over voedsel en verantwoordelijkheid [Novas leis alimentares. Sobre alimentação e responsabilidade], de Louise O.…


2 Instituto para a vida

Cuiabá, capital do Mato Grosso. Mato Grosso, o estado onde o Cerrado, a Amazônia e a maior reserva de aves do mundo – o Pantanal – se encontram. Mato Grosso, que há várias décadas é o estado do grande desmatamento e do assim chamado “milagre da soja”. É por isso que eu não queria vir aqui, mas há…


3 Saúde nas próprias mãos

“Que a saúde se difunda sobre a terra”. Este slogan é visível em muitos lugares. É a Campanha da Fraternidade 2012: o tema deste ano é ”saúde pública”. A Semana dos Povos Indígenas também trata desse tema,…


4 Elefante branco?

No assim chamado “Terceiro Mundo” – ou o “Sul”, desde 1989 –, há muitos “elefantes brancos”: projetos nos quais um país doador injetou muito dinheiro, mas que não eram exatamente desejados pela população local.…


5 Sistemas agroflorestais e recuperação

Ontem à noite, na apresentação do mais recente rebento de Wervel – o livro Legal! – na loja Flor do Ipê, estavam presentes alguns jovens do Grupo Semente. É uma pequena ONG, que busca preservar a riqueza de sementes na Chapada dos Guimarães e…


6 A bicicleta toma a cidade

Quando fui morar em Bruxelas, em 1992, eu raramente encontrava qualquer outra pessoa que também arriscava sua vida. Ou seja, não havia ciclistas. Desde 1994, eu combino uma bicicleta dobrável da marca Brompton com o trem, metrô, bonde, ônibus e, ocasionalmente, o…


7 Frutos do Cerrado

Dez anos atrás, falar sobre o Cerrado era algo atrasado. O Cerrado era uma coisa do passado, como a região De Kempen [A Campina], na Bélgica, somente remetia a Bokrijk[1]. Solo infértil, pobre: para esquecer o mais rapidamente possível. Os casarões e…