9. Hitler e Goebbels não eram vegetarianos e a favor dos direitos dos animais?

9.  Hitler e Goebbels não eram vegetarianos e a favor dos direitos dos animais? 

Esse argumento é absurdo e praticamente não pode ser levado a serio. Quem questiona dessa maneira implica que já que Hitler e Goebbels, alegadamente, tiveram opiniões de apoio à defesa dos animais (ex.: Hitler foi vegetariano por algum tempo), os pontos de vista de DA devem estar errados ou ser duvidosos. 

O problema com esse argumento é simples:  pessoas ruins e pessoas boas podem ambas acreditarem em coisas verdadeiras e corretas. Ou em outras palavras, só porque uma pessoa tem uma crença errada (nazismo), isso não significa que todas as suas crenças sejam erradas. 

Alguns poucos exemplos são suficientes para demonstrar isso. Os nazistas adotaram campanhas contra o cigarro. Por causa disso, seria errado combater o fumo? 

Pensadores em épocas antigas rejeitavam a idéia de libertação dos escravos e o fim da discriminação dos negros. Por acaso, isso significa que elas estavam erradas em respeitar e conceder liberdade de outros grupos? 

Tecnicamente, esse argumento é classificado como "sofisma ignoratio elenchus", ou seja, argumentação a partir de pontos irrelevantes. E por fim, há vários estudiosos que duvidam que Hitler e Goebbels alguma 
vez apoiaram os DA de alguma maneira. 
DG 

Please follow and like us: