8. Dar direitos aos animais não significa rebaixar os seres humanos?

8.  Dar direitos aos animais não significa rebaixar os seres humanos? 

Uma resposta valida a esta questão, ainda que humorística, foi dada por David  Cowles-Hamar:  "Humanos são animais, portanto direitos dos animais são direitos humanos!"  De um modo mais serio, podemos observar que conceder direitos às mulheres e negros não rebaixa os homens brancos. Por analogia, então, conceder direitos aos não-humanos não rebaixa os humanos. Pelo contrário, se formos moralmente consistentes e aumentarmos nosso circulo de compaixão para os não-humanos, estaremos enobrecendo a raça humana. (Veja a questão 26 para outros argumentos relevantes.) 
DG 

A grandeza de uma nação e seu progresso moral podem ser julgados pela maneira com que seus animais são tratados.  Mahatma Gandhi (estadista e filósofo) 

Primeiramente, é a solidariedade com todas as criaturas que torna um homem verdadeiramente humano. – Albert Schweitzer (estadista, Nobel 1952) 

Enquanto os homens massacrarem animais, eles (os homens) se matarão uns aos outros. De fato, aquele que planta a semente da morte e da dor não pode colher alegria e amor.  Pitágoras (matemático) 

Veja também: 26 

Please follow and like us: