68 Peixes são “burros”, igual os insetos; o que há de errado em pescar?

68  Peixes são "burros", igual os insetos;  o que há de errado em  pescar? 
 
Os peixes possuem um sistema nervoso complexo com um cérebro e uma espinha  dorsal similar aos outros vertebrados. Eles não são tão inteligentes como os humanos em relação a viver em um ambiente físico-social como o nosso,  mas são bastante bem-sucedidos e eficientes em seu próprio ambiente. 

Estudos comportamentais indicam que eles exibem formas complexas de  aprendizado, como condicionamento, aprendizado em série reversa,  probabilidade e aprendem a evitar os perigos. Várias autoridades no assunto duvidam de que haja uma grande diferença qualitativa entre as  capacidades de aprendizado em peixes e em ratos. 

Várias pessoas que pescam comentam sobre o desafio de pescar, da  competição entre eles e o peixe (não se trata de pesca com rede). Isso  sugere que existe consciência e inteligência no peixe em um nível no  mínimo suficiente para desafiar o pescador. 

A morte infligida pela pesca – uma asfixia lenta tanto na rede como  depois de um período extenso de luta contra o anzol fincado em algum  lugar dentro de sua cabeça – é dolorosa e sofrível para um animal  senciente. Aqueles que duvidam que os peixes sentem dor deveriam tentar  explicar o porquê seus cérebros emitem substancias opiáceas e possuem  receptores para elas;  esses são os conhecidos mecanismos de atenuação 
da dor em outros vertebrados. 
JK 

Algumas pessoas acreditam que é normal pescar desde que eles sejam  retornados à água. Mas, quando se para pensar, é como se a pessoa  estivesse judiando do peixe. Também, ao manipular o peixe, as pessoas 
retiram uma substancia importante que o protege contra doenças. O anzol  pode ser engolido, levando à complicações, e mesmo se não acontecer  isso, o anzol quando é puxado deixa uma lesão que pode levar a uma infecção. 
JSD 

Veja também:  22, 39 

Please follow and like us: