64 O mundo é feito de presas e predadores; não somos apenas mais um predador?

64 O mundo é feito de presas e predadores;  não somos apenas  mais um predador? 

Não. Nosso comportamento é bem pior que o de "apenas mais  um predador". Nos matamos os outros não apenas para nos  alimentarmos, mas também por esporte (recreação!), para a  satisfação da nossa curiosidade, pela moda, para entretenimento,  por conforto e por conveniência. 

Nos também nos matamos uns aos outros por território, riqueza  e poder. Também torturamos e atormentamos antes de matar.  Conduzimos carnificinas de vastas proporções na terra e nos  oceanos. Nenhuma outra espécie se comporta de maneira  comparável e somente os humanos estão destruindo o equilíbrio  da natureza. 

Ao mesmo tempo, a matança de animais não-humanos é também  desnecessária, já que os predadores não-humanos matam e  consomem apenas o necessário para a sua sobrevivência.  Eles não tem escolha:  ou matam ou morrem de fome. 

A única coisa que realmente nos separa dos outros animais é a  nossa capacidade moral, e isso tem o potencial de elevar o nosso  status acima de o de "apenas mais um predador". Os não-humanos  não possuem essa capacidade, então não deveríamos procurar  inspiração ou orientação moral com os não-humanos. 
DVH 

Veja também: 37, 63, 67 

Please follow and like us: