62. O que há de errado com a seda, a lã e os travesseiros com penas (geralmente de ganso)?

62. O que há de errado com a seda, a lã e os travesseiros com penas (geralmente de ganso)? 
 
O que está errado com a lã? Cientistas ao longo dos anos tem criado uma ovelha, a raça Merino, que tem a pele exageradamente enrugada. Quanto mais rugas, mais lã. 

Infelizmente, grandes lucros são raramente em favor dos interesses da ovelha. Na Austrália, peles mais enrugadas significam mais suor e maior suscetibilidade aos ataques das moscas, uma condição horrível que resulta da infestação de larvas nas dobras da pele super-enrugada da ovelha. Para contrabalançar isso, os 
fazendeiros executam uma operação sem anestesia, na qual são cortadas seções da pele em volta do anus, deixando uma ferida dolorosa e ensangüentada. 

Sem a interferência humana, as ovelhas cresceriam lã o bastante para se protegerem do tempo, mas as técnicas de criação cientifica asseguraram que esses animais se tornassem aberrações produtoras de lã. 

Sua sobrecarga artificial de lã (normalmente metade de seu peso corporal) traz um sofrimento adicional durante os meses de verão, quando elas morrem freqüentemente de calor. 

Também, um milhão de ovelhas morrem a cada ano, apenas na Austrália, de exposição ao frio depois de serem tosquiadas. Cada ano, na Austrália, 10 milhões de cordeiros morrem antes de completar alguns dias de idade. Isso acontece devido ao numero incontrolável de ovelhas em relação ao numero de tratadores. Da lã inglesa, 27% é "lã de pele", que é puxada da pele dos cordeiros e ovelhas abatidos. 

O que está errado com a seda? É a pratica de ferver os casulos que ainda contem a larva viva da mariposa, para obter a seda. Isso produz linhas de seda mais compridas do que se a larva fosse permitida sair do casulo. O bicho-da-seda pode sentir dor, recua e se contorce quando ferida. 

O que há de errado com os estofamentos a base de penas de ganso? O processo de arrancar as penas do ganso vivo é generalizado. As aves aterrorizadas são levantadas pelo pescoço, com suas pernas amarradas, e então são arrancadas todas suas penas. Os gansos tem de suportar a dor dos ferimentos e depois de sua provação, são atirados para perto das outras vitimas até que chegue novamente sua vez. Essa tortura que é descrita como "extremamente cruel" pelos cirurgiões veterinários, e até mesmo os próprios criadores de gansos, começa quando o ganso tem apenas 8 semanas de vida. É então repetida em intervalos de 8 
semanas por 2 ou mais vezes e depois as aves são abatidas. 

As aves mais "sortudas" são depenadas mortas, isto é, são abatidas primeiro e então depenadas. 
MT 

Please follow and like us: