49. O que são as granjas industriais e o que há de errado com elas?

49.  O que são as granjas industriais e o que há de errado com elas? 
 
As granjas industriais são um processo industrial que aplica a filosofia de produção em massa à criação animal. Animais são considerados não como seres sencientes individuais, mas como meios para um objetivo – ovos, carne, couro, etc. O objetivo é maximizar a produção e lucro. 

Os animais são manipulados através de métodos de criação, alimentação, confinamento, produtos químicos para acelerar a produção de ovos, engorda mais rápida ou produção de carne com menos gordura. 

Os custos são minimizados por meio da reutilização de carcaças em rações, economia de espaço por animal, economia de forragem (que fica amassada e precisa ser limpa), e outras práticas. 

A produção de ovos é talvez a forma mais conhecida. As galinhas poedeiras são mantidas em gaiolas de tamanho mínimo, que permite pouco ou nenhum movimento e bloqueia os padrões de comportamento 
naturais. As galinhas tem seus bicos cortados dolorosamente e as vezes são tiradas as suas unhas também para impedir que as galinhas sejam feridas em uma gaiola apertada. Não há assoalho nas gaiolas, assim os excrementos caem pela grade em uma calha – portanto, as galinhas ficam em pé em cima do arame da gaiola. 

As gaiolas são empilhadas umas em cima das outras em fileiras compridas, e são mantidas dentro de um galpão com controle de temperatura. As galinhas são então usadas como um mecanismo de transformação de ração em ovos. Depois de uma vida curta e sofrida, elas são processadas para sua carne ou são recicladas 
(transformadas em ração de galinha). 

Outra técnica típica usada em granjas industriais são usadas na produção de suínos, onde os animais são mantidos em cercados de concreto sem nenhuma forragem de palha ou terra, sem poderem se  mover mais do que poucos centímetros, para assegurar a "melhor"  carne de porco. Quando a leitoa dá filhotes, eles então são  mantidos de tal modo que o único contato entre eles e a mãe são  pelas tetas. 

A produção de vitela obedece a um processo de confinamento  similar. Os bezerros são mantidos em caixas estreitas que os  impedem de virar;  eles só' podem ficar em pé ou se deitar.  Eles são mantidos no escuro sem nenhum contato com outros animais. 

As granjas industriais ultrajam as pessoas por causa do tratamento  que é dado aos animais;  eles são mantidos em condições não-naturais em termos de espaço, comportamento e interações com  outros animais. 
Manter animais nessas circunstancias não é cruel apenas com os  animais, mas extrai toda a humanidade daqueles envolvidos, tanto  no processo de produção como de consumo. 

Também, o uso de produtos químicos, farmacêuticos e hormônios  para maximizar a produtividade, acelerar a produção e reduzir os  problemas de saúde freqüentes em animais expostos à condições  tão extremas, podem prejudicar a saúde dos consumidores humanos. 
JK 

Veja também:  12, 14, 32, 48, 50 

Please follow and like us: