42. Não é hipocrisia matar e comer plantas?

42.  Não é hipocrisia matar e comer plantas? 

Seria hipocrisia SE o mesmo critério ou um conjunto de características  moralmente relevantes que é usado para justificar os DA fossem também  aplicáveis às plantas. 

Os critérios citados pelo movimento dos DA são "dor e sofrimento" e  "capacidade de desfrutar de uma vida". Uma avaliação de como as plantas  se enquadram nesse critério leva às seguintes conclusões: 

Primeiro, a ciência de hoje indica que plantas não possuem nada que se  assemelhe ao sistema nervoso central ou qualquer outro sistema com  capacidades tão complexas quanto a de sofrimento consciente ou de sentir 
dor. 

Segundo, não há necessidade evolucionaria de plantas sentirem dor.  Animais, sendo moveis, se beneficiam da habilidade de sentir dor;  plantas não. As leis naturais não deram origem, assim gratuitamente, a 
um mecanismo de possibilidades tão complexas como a de sentir dor a  menos que houvesse um beneficio para a sobrevivência do organismo. 

O primeiro aspecto é explicado em maior detalhe nas questões 43 e 44.  O argumento geral de hipocrisia é discutido na questão 4. 
TA

Please follow and like us: