32. A industria de produtos animais é um grande negocio; a economia não seria afetada se essa indu

32.  A industria de produtos animais é um grande negocio; a economia não  seria afetada se essa industria acabasse? 

Não podemos justificar uma ação baseada na sua lucratividade. Vários crimes e práticas que vemos como repugnantes têm sido ou continuam a ser lucrativas:  comércio de escravos, exploração trabalhista, venda de bebês, tráfico de drogas, estelionatos de todos os tipos, prostituição, pornografia  infantil, etc. 

Um bom exemplo disso, e que também levanta outro ponto a ser considerado, é  a industria do cigarro. É uma industria multibilionária, e mesmo assim esforços vigorosos tem sido feitos de vários lados para acabar com esse negocio. O principal problema com o cigarro reside em seus efeitos colaterais, isto é, as  grandes conseqüências e mortes que o tabagismo produz, o que facilmente supera o lucro imediato. 

Há efeitos colaterais para a exploração animal também. Entre os mais  significativos estão a poluição e desmatamento associado com a pecuária em larga escala. Como vimos na questão 28, essas praticas atuais constituem um uso inadequado dos recursos do planeta. É mais provável que a economia seja  afetada se essas praticas continuarem ! 

Finalmente, os lucros associados com as industrias baseadas em animais vem  da demanda e influencia do mercado. Não há motivo para supor que essa demanda não seja gradualmente redirecionada para outras industrias. Em vez de bife de primeira, poderíamos ter macarrão de primeira, proteína vegetal de  primeira, etc. A demanda gastronômica da humanidade não desaparecerá com o fim da carne. 

Similarmente, os empregos associados às industrias animais podem ser  gradualmente redirecionados às industrias que surgiriam para repor as industrias animais. (O atual vice-presidente americano, Al Gore, fez uma afirmação parecida em relação às reclamações sobre a perda de empregos se a indústria  madeireira fosse interrompida. Ele comentou que o movimento ambiental abriria um grande campo de trabalho criando empregos que não estavam disponíveis anteriormente.) 
DG 

É minha convicção que o jeito vegetariano de viver, apenas com seu efeito sobre o temperamento humano, influenciaria a humanidade mais beneficamente. 
Albert Einstein (físico, Nobel 1921) 

Please follow and like us: