14. Os animais em cativeiro não tem uma vida mais feliz já que eles estão sendo alimentados e proteg

14. Os animais em cativeiro não tem uma vida mais feliz já que eles estão sendo alimentados e protegidos? 

Quem pergunta isso assume duas coisas:  primeiro que a felicidade ou contentamento vem apenas de ser alimentado e protegido, e segundo, assume que os animais estejam sendo realmente protegidos e alimentados. Ambas suposições podem ser questionadas. Certamente que os animais são alimentados, afinal eles devem ser engordados para o abate. Mas é bem difícil dizer que de alguma maneira as galinhas de criação intensiva estejam sendo "protegidas". Elas não são protegidas de mutilação pois seus bicos são cortados dolorosamente. Elas não são protegidas contra stress psicológico pois são mantidas em superlotação sob 
condições não naturais. E finalmente, elas não são protegidas dos predadores, porque elas estão sendo abatidas e comidas por humanos.

Podemos também questionar a noção de que para a felicidade basta apenas ser protegido e alimentado. Os escravos eram protegidos das condições de tempo e alimentados, no entanto, eles com certeza trocariam sua condição pela liberdade, mesmo diante das incertezas. 

E também, um outro argumento ético pode ser relevante. Considere novamente o casal citado na questão 13. Eles alimentarão e protegerão o bebê até o ponto em que eles o consumirão. Ninguém aceitaria uma justificativa dessa. Porque deveríamos aceitar essa justificativa para as galinhas? 
DG

Please follow and like us: