Inicial arrow Receitas Vegetarianas arrow 10 Receitas de Sorbet
Livros vegetarianos:
Compre aqui
Rádio Veg
Destaques Veg
Vegetarianismo
Fundamentos Veg
Vegetarianos
Depoimentos
Mix
 

Login






Perdeu sua Senha?
Não se cadastrou? Cadastre-se já !


Advertisement




10 Receitas de Sorbet PDF Imprimir E-mail

Sorbet de limão

Ingredientes

2,5 medidas de água

0,5 medida de açúcar

0,5 medida de suco de limão espremido na hora

Preparo

Coloque o açúcar e a água em uma panela até levantar fervura. Abaixe o fogo e deixe cozinhar lentamente por alguns minutos. Você pode cozinhar raspas das cascas dos limões para acentuar o sabor. Deixe a calda obtida resfriar. Adicione o suco de limão.

Quando frio, coe o líquido acima em uma tigela de metal (para resfriar mais rápido) no congelador. Quando tiver congelado, bata no liquidificador e volte a congelar.

Sirva em copos ou taças resfriadas para retardar o derretimento do sorbet.

Dicas

O sorbet nada mais é que uma boa "raspadinha" com bastante açúcar que impede que a água congele uniformemente, deixando-o "macio". O limão quebra o doce e por isso, algum líquido cítrico é importante para obter que o sorbet não fique enjoativo.

 

Trio sorbet (tangerina, capim-santo e maracujá)

Rendimento:

4 porções cada receita

Ingredientes para o de capim-santo:

½ maço de capim-santo bem picado

250 ml de água

75 ml de calda de açúcar

Ingredientes para o de tangerina:

250 ml de suco de tangerina;

75 ml de calda de açúcar.

Preparo

1. Em um liqüidificador, bata o capim-santo e a água, para formar um concentrado. Passe por uma peneira fina e reserve.

2. Junte o concentrado de capim santo ou o suco de tangerina à calda de açúcar e leve ao congelador. Quando começar a congelar (aproximadamente após 2 horas), retire e processe rapidamente até ficar cremoso e devolva ao congelador. Repita a operação mais duas vezes e guarde congelado até servir.

Ingredientes para o de maracujá:

250 ml de polpa de maracujá com semente; 100 ml de calda de açúcar

Preparo

1. Com um batedor de arame misture bem a polpa de maracujá com a calda e leve para congelar. Depois de duas horas, retire e bata no liqüidificador até ficar cremoso, devolva ao congelador. Repita a operação mais duas vezes e armazene congelado até servir.

Finalização e montagem:

- Raspe a superfície do sorbet de tangerina e sirva em taças geladas com hortelã ou pedacinhos de gengibre cristalizado. Sirva também dentro de tangerinas sem a polpa.

- Para o de capim santo, raspe da mesma maneira e sirva em xícaras de chá.

- O de maracujá pode também ser servido dentro de uma metade de um maracujá ou em taça de champagne decorado com um pouco da polpa natural da fruta no fundo da taça.

 

SORBET DE FRUTAS VERMELHAS (para 4 pessoas)

-600 g de framboesas

-250 g de morangos

-200 g de amoras

-1 limão

-300 g de açúcar

-1 fatia de abacaxi (para decorar)

-raspas de limão (para decorar)

Lave e escorra as frutas vermelhas. Molhe com o suco de limão. Bata no liquidificador com o açúcar até virar um purê. Passe por uma peneira e coloque em uma tigela. Cubra e coloque no freezer. Deixe por 40 minutos, retire e leve à batedeira. Devolva ao freezer por mais 20 minutos e depois bata de novo. Repita a operação por mais 4 ou 5 vezes. Guarde no freezer, em recipiente tampado. Antes de servir, passe o sorbet para a geladeira e deixe por até meia hora. Se desejar, sirva com uma fatia de abacaxi polvilhado com raspas de limão.

 

SORBET DE HORTELÃ (para 4 pessoas)

-300 g de açúcar

-1 litro de água

-2 xícaras (chá) de folhas de hortelã

-2 xícaras (chá) de morangos fatiados

pimenta dedo-de-moça (sem sementes)

Em uma panela, coloque a água com o açúcar e deixe ferver por 10 minutos. Então junte as folhas de hortelã, tampe e apague o fogo. Mantenha assim até esfriar. Em seguida, coe o líquido em uma tigela, cubra e leve ao freezer. Depois de 40 minutos, retire e bata em uma batedeira. Volte ao freezer por mais 20 minutos e depois bata novamente. Repita o procedimento por mais 4 ou 5 vezes. Guarde no freezer, em recipiente fechado. Passe o sorbet para a geladeira por meia hora antes de servir. Acompanhe com morangos fatiados, temperados com açúcar e a pimenta dedo-de-moça, sem as sementes e bem picadinha.

Nota: para fazer sorbet de jasmim, substitua as folhas de hortelã por uma colher cheia (sopa) de chá de jasmim e siga o mesmo procedimento. Se quiser, também sirva com os morangos, mas sem a pimenta

 

SORBET DE PÊRAS (para 4 pessoas)

-4 pêras maduras e suculentas (tipo d'Anjou, Williams ou portuguesa)

-1 limão

-1 xícara (chá) de açúcar

-50 ml de vodca ou poire (aguardente de pêra)

-pimenta-do-reino preta moída na hora

Descasque, corte em 4 e tire os caroços das pêras. Molhe com o suco de limão. Bata no liquidificador com o açúcar até virar um purê. Coloque em uma tigela, cubra e leve ao freezer. Deixe por 40 minutos, retire e bata, desta vez em uma batedeira. Volte ao freezer por mais 20 minutos e depois bata de novo. Repita a operação por mais 4 ou 5 vezes. Na última, acrescente a aguardente de pêra. Guarde a massa tampada no freezer. Antes de servir, deixe o sorbet na geladeira por meia hora e depois polvilhe com a pimenta moída grosseiramente.

 

SORBET DE BANANA E MARACUJÁ (para 4 pessoas)

-250 g de açúcar

-350 ml de suco de maracujá concentrado

-10 bananas bem maduras e doces

-1 colher (sopa) de suco de limão

-1 colher (café) de raspas de limão

Leve o açúcar e o suco de maracujá ao fogo e ferva por 5 minutos. Reserve. Amasse as bananas e misture com o limão e as raspas da casca. Junte à calda de maracujá e misture bem. Cubra e coloque no freezer. Depois de 40 minutos, retire e bata em uma batedeira. Volte ao freezer por outros 20 minutos e depois volte à batedeira. Repita a operação por mais 4 ou 5 vezes. Congele no freezer dentro de um recipiente tampado. Antes de servir, deixe o sorbet na geladeira por 30 minutos.

 

SORBET DE LIMÃO COM CACHAÇA (para 4 pessoas)

-400 g de açúcar

-500 ml de água

-1 colher (sopa) de raspas de casca de limão

-150 ml de suco de limão

-50 ml de cachaça

Ferva a água com o açúcar por 5 minutos. Quando esfriar, junte a casca de limão ralada. Tampe e deixe descansando por 2 horas. Coe. Acrescente o suco de limão e a cachaça. Leve ao freezer por 40 minutos. Retire e bata em uma batedeira. Recoloque no freezer por mais 20 minutos e depois bata de novo. Repita a operação mais 4 ou 5 vezes. Guarde no freezer, num recipiente tampado. Antes de servir, deixe na geladeira durante meia hora.

 

Sorbet de manga com calda perfumada de azeite de olivaRendimento: 8 porções

Tempo de preparo: 25 minutos (mais 12 horas de freezer)

Ingredientes

Sorbet de manga

2 mangas palmer  . 865 g

6 ramos médios de  hortelã . 26 g

4 colheres (sopa) de açúcar . 48 g

3 colheres (sopa) de suco de limão siciliano . 45 ml

1 colher (sopa) de licor de laranja . 15 g

Calda perfumada

6 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol . 60 g

5 colheres (sopa) de açúcar . 60 g

2 colheres (sopa) de limoncello . 30 g

5 colheres (sopa)  de suco de limão siciliano . 75 ml

15 folhas de hortelã . 2 g

Folhas de hortelã e fatias finas de manga para decorar

manga.

Modo de Fazer

Sorbet de manga: lave as mangas, elimine as cascas e os caroços. Pique a polpa em pedaços grandes. Lave a hortelã, seque com toalha de papel e separe somente as folhas. Reserve.

Misture em uma panela o açúcar e 1/2 xícara (chá) de água (120 ml). Leve ao fogo por 12 minutos ou até formar uma calda em ponto de fio ralo. Retire do fogo e reserve.

Coloque a polpa das mangas no copo do processador e bata por 1 minuto ou até obter uma pasta. Despeje as folhas de hortelã, a calda, o suco de limão e o licor de laranja. Bata por 1 minuto e despeje na tigela de uma batedeira, cubra a tigela com filme plástico.

Leve ao congelador por 12 horas. Nas primeiras 3 horas bata o sorvete por 1 minuto a cada hora. Conserve no congelador.

Calda perfumada: coloque o azeite de oliva em uma panela e leve ao fogo por 30 segundos. Junte, aos poucos e sem parar de mexer, o açúcar. Abaixe o fogo, adicione o suco de limão e cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais 1 minuto ou até encorpar um pouco (mas não deixe a mistura ferver). Retire do fogo.

Transfira a mistura para o copo do processador, acrescente o limoncello, o suco de limão e as folhas de hortelã. Bata por 1 minuto, despeje em uma tigela e leve para gelar.

Montagem: coloque uma bola de sorbet de manga em uma prato, disponha a calda perfumada e por cima e decore com folha de hortelã e fatias de manga.

Valor nutricional por porção

190  calorias; 29 g de carboidratos; 0,5 g de proteínas; 7,5 g de gorduras totais (1 g de saturada; 5,5 g de monoinsaturada; e 0,5 g de poliinsaturada); 0 de colesterol; 1,5 g de fibras; 0,3 mg de ferro; e 12 mg de cálcio.

 

Sorbet de Chocolate e Café

Ingredientes:

250g de chocolate meio amargo

600ml de leite de soja

125g de açúcar

8 gemas

30g de maisena

250ml de creme de leite de soja

1 barra de chocolate meio amargo

30g de café solúvel

Modo de preparar

Corte com uma faca o chocolate em pedaços graúdos, depois pique-os ou um passe no processador, usando a função de pulsar.

Coloque o leite na panela, acrescente o chocolate picado e aqueça, mexendo sempre até misturar tudo e o chocolate derreter.

Adicione o açúcar ao chocolate com leite e mexa até dissolver.

Numa tigela media bata as gemas com a maisena.

Aos poucos, adicione três quartos do leite com chocolate, as gema batidas mexendo para misturar. Reserve o restante do leite com chocolate.

Não bata demais caso contrario a massa fica espumante em vez de ficar uniforme.

Volte a despejar a massa do sorbet na panela e cozinhe em fogo baixo.

Mexendo sem parar com uma colher de pau, até ferver e adensar o bastante para cobrir o dorso de uma colher. Deixe a colher esfriar por 1 ou 2 segundos erga a colher e passe o dedo por ela, a marcar que fica deve ser bem nítida

não continue a cozinhar a massa depois que ela engrossar.

Adicione o chocolate com leite à massa, coe a massa numa tigela fria e deixe esfriar se formar uma película por cima mexa para dissolvê-la.

Despeje a massa do sorbet na sorveteira e ponha no freezer, até ficar bem densa, gele também duas tigelas grandes no freezer.

Coloque o creme de leite numa das tigelas geladas e bata até formar picos que não percam a forma.

Acrescente o creme batido à massa de sorbet parcialmente firme e volte ao freezer até endurecer.

Passe o sorbet para a segunda tigela gelada tampe e deixe no freezer por no mínimo 4 horas.

 

 


   

Comentários dos usuários  
 

 


Adicionar comentário
Apenas utilizadores registados podem comentar um artigo.

Nenhum comentário



mXcomment 1.0.5 © 2007-2014 - visualclinic.fr
License Creative Commons - Some rights reserved
 




Compre aqui
Veja outros livros relacionados


Powered by: Estado Virtual