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20/06/08

Como usá-los a seu favor

Por Thaís Romanelli

Ilustração do Evento

Nas academias e salas de ginástica é cada vez mais comum encontrarmos, dentro de bolsas ou junto aos aparelhos, suplementos alimentares, aqueles potes grandes com rótulos chamativos que ajudam a perder massa gorda e ganhar músculos. Mágica? Antes de rotulá-los como heróis ou vilões é preciso saber realmente como agem no nosso corpo.

“Eles realmente podem auxiliar na queima da gordura, mas não adianta utilizar o suplemento sem colocar o corpo para malhar. Não existe comprimido milagroso”, diz o educador físico Luciano Colla. A nutricionista Priscila Di Ciero enfatiza que a função dos suplementos é essencialmente complementar, servindo para integrar nutrientes a organismos que podem estar deficientes em uma alimentação ou que tenham dificuldade de adquiri-los com a rotina alimentar, em virtude de tempo e local para se fazer as refeições.

Mas atenção, as que vivem na correria não devem substituir as refeições pelos suplementos. “Há no mercado alguns shakes para esportistas que podem, eventualmente, substituir uma das refeições, de forma rápida, mas deve sempre ser combinado com sucos de fruta, leite de vaca ou de soja e cereais como aveia, linhaça. No geral, pode-se dizer que os suplementos não substituem refeições, e sim, complementam um cardápio”, explica Priscila.

Tomar suplementos alimentares requer consciência, orientação, moderação e responsabilidade. Em hipótese alguma eles devem ser usados sem orientação. “É importante que as pessoas tenham calma e objetivos bem definidos”, diz Luciano. “Procure os suplementos indicados pelo seu nutricionista ou médico. Evite sugestões de pessoas de fora, como amigos ou colegas de academia, que estão fora do entendimento”, completa.

Uma boa escolha dos suplementos é fundamental e para isso é imprescindível que se consulte profissionais para auxiliá-la. “Do ponto de vista nutricional, os melhores suplementos são aqueles onde os minerais são quelados (nome bioquímico que se dá aos minerais que são administrados junto com aminoácidos, que aumenta a absorção desses minerais)”, orienta a nutricionista. “Quanto as gorduras, como as Ômega-3, as cápsulas devem ser prensadas à frio (e geralmente são produtos mais caros no mercado), para que as propriedades nutricionais não se percam”, conclui.


Contra-indicações?

A primeira e mais importante contra-indicação sem duvida é se automedicar. É importantíssimo que se faca uso dos suplementos alimentares com orientação profissional. Todo cuidado com excessos também é pouco! “Para toda prescrição de suplementação é preciso se avaliar previamente todo histórico de saúde e alimentar do paciente ou cliente, objetivos, idade, sexo e se há alguma sensibilidade com um dos componentes. Uma má orientação e uso de suplementos de péssima qualidade podem comprometer a saúde do indivíduo”, alerta Priscila.

O educador físico lembra a importância de verificar com o seu médico se você pode ingerir esse tipo de suplemento “e por fim, consulte um professor de Educação Física para colocar o corpo em atividade!”, completa.

Além de não surtir efeito, quando se faz uso inadequado deles, sua saúde pode ficar extremamente comprometida. “Os efeitos colaterais variam desde uma simples congestão até problemas mais graves. Considere os suplementos nutricionais como um plus na suas refeições somando com sua cadeia alimentar diária”, diz Luciano.

“No caso de vitaminas, além de perdê-las na urina (no caso as hidrossolúveis), o consumo exagerado de uma delas pode prejudicar a absorção de outra. E no caso de alguns minerais, como o ferro tomado sem justificativa, pode comprometer e muito a saúde do indivíduo. O excesso de ferro é tão prejudicial quando a falta dele”, completa a nutricionista.

Fonte: DNA Mulher  

   

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